Na infância, não somente cada momento vivido, como os hábitos construídos com os pequenos refletem em quem eles serão no futuro. Um novo estudo publicado na revista científica PLOS One aponta que o costume de ler diariamente para as crianças, por exemplo, pode estimular um maior senso de empatia, além de favorecer a criatividade.
Comece a ler para as crianças
A pesquisa, que teve duração de duas semanas, contou com a participação de 41 jovens da região da Virgínia, nos Estados Unidos. Os participantes, com idades entre seis e oito anos, e suas famílias foram divididos em dois grupos. No primeiro, ocorreu a leitura contínua, em que os pais liam livros ilustrados sem interrupções. Já no segundo, denominado grupo de pausa, os responsáveis interrompiam a leitura em alguns momentos para fazer questionamentos reflexivos sobre a história e os personagens.
Para o experimento, os cientistas forneceram sete livros e orientaram que cada um fosse lido duas vezes. Além disso, a fim de analisar as mudanças no comportamento dos pequenos, a equipe aplicou uma versão adaptada do Índice de Reatividade Interpessoal. Presente no início e ao final do estudo, a ferramenta avaliou a empatia cognitiva e emocional, bem como a percepção do contexto fantástico. O teste também incluiu uma atividade que registrou e comparou a quantidade de ideias produzidas após a leitura e o nível de originalidade apresentado.
Dessa forma, o levantamento constatou que o hábito de ler diariamente estimulou tanto o senso de empatia quanto a capacidade de criar cenários nas crianças. Isso porque as obras, principalmente as de ficção e fantasia, possibilitam que os pequenos se identifiquem com os personagens e suas emoções, o que facilita a compreensão de acontecimentos reais. Os benefícios foram ainda maiores entre os participantes mais novos do grupo com pausas, pois as perguntas frequentes estimularam a reflexão e ampliaram a imaginação.