Ovo e iogurte: 10 alimentos que dão energia e evitam cansaço

Entre os alimentos benéficos estão noz, iogurte, cogumelo, ovo e espinafre

20 mar 2015 - 13h42
(atualizado às 13h47)

Vive cansado, principalmente após o almoço e fim da tarde? Pois saiba que alguns alimentos saudáveis podem conferir mais energia ao corpo e combater o problema.

Siga Terra Estilo no Twitter

Publicidade

Confira abaixo 10 deles, listados pela coach de saúde Lee Holmes, autora do livro Eat Clean, Green and Vegetarian  (em tradução livre, Coma Limpo, Verde e Vegetariano), no jornal Daily Mail.

1. Nozes

Foto: iStock

Publicidade

As nozes fornecem nutrientes livres de qualquer forma de processamento. Se possível, tente deixá-las na água durante a noite para ativá-las.

É que, quando iniciam o processo de germinação, aumentam o valor nutricional e permitem que o corpo as digira mais facilmente.

2. Iogurte

Foto: iStock

Adicione iogurte de leite de cabra natural em seu café da manhã, salada ou outro prato favorito, já que oferece probióticos.

Eles ajudam a manter o intestino saudável, auxiliando na digestão e combatendo a fadiga.

Publicidade

3. Salmão

O peixe contém ômega 3, que ajuda a reduzir o colesterol e diminui potencialmente o risco de doença cardíaca. Além de ser ótimo para o coração, é rico em proteínas, vitamina B6, niacina e riboflavina, que ajudam a converter alimentos em energia.

Foto: iStock

4. Cogumelo

Foto: iStock

Publicidade

Uma xícara de cogumelos fornece quase 50% da quantidade diária de ferro que o corpo necessita, que é essencial no transporte de oxigênio na corrente sanguínea. Sem uma oferta eficiente de oxigênio para os principais órgãos, o resultado é cansaço.

5. Espinafre

Foto: iStock

O espinafre é extremamente rico em ferro, magnésio e potássio. O magnésio desempenha um papel vital na produção de energia e, junto com potássio, permite a digestão eficaz e a regulação da função dos nervos e músculos.

6. Semente de abóbora

Publicidade
Foto: iStock

Que tal transformar a semente de abóbora em petisco saudável? Um quarto de xícara da iguaria tem cerca de metade da quantidade diária recomendada de magnésio.

7. Batata-doce

Foto: iStock

Publicidade

Contém ferro, potássio, magnésio, e vitaminas C e D, que ajudam a aumentar os níveis de energia. É versátil e pode ser consumida em forma de purê, grelhada, cozida no vapor ou na salada.

8. Água

Foto: iStock

A água é necessária para ajudar a transportar nutrientes e oxigênio para as células, que, se em baixa quantidade, levam a náuseas e fadiga.

Em média, mulheres adultas devem apostar em oito copos por dia e, os homens, em 10. Uma maneira de garantir a ingestão suficiente é tomar um copo antes de cada refeição.

9. Alimentos frescos e sazonais

Publicidade

Foto: iStock

Produtos sazonais estão no seu potencial máximo de nutrientes. Ao comer o alimento da época, a pessoa recebe a maior recompensa do produto e passa a se sentir mais alerta e acordado.

10. Ovo

Foto: iStock

É ótima fonte de proteína, oferecendo 30% de sua necessidade diária. Ajuda após o exercício para garantir que os músculos se recuperem adequadamente e o corpo se sinta preparado para o dia seguinte.

Publicidade

Faça uma festa com receitas saudáveis

Fonte: Ponto a Ponto Ideias Ponto a Ponto Ideias
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se