Verão será menos quente? Veja a previsão de calor para a estação que começa no domingo

Segundo a Tempo Ok, apesar da possibilidade de temperaturas acima da média, chance de bater recordes históricos será menor

18 dez 2025 - 13h12
(atualizado às 14h06)

A estação mais quente do ano terá início no Brasil às 12h03 (no horário de Brasília) do próximo domingo, 21, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Apesar da possibilidade de temperaturas acima da média, o calor não deve superar os níveis registrados no verão passado.

Publicidade

De acordo com o Tempo Ok, as temperaturas serão mais elevadas do que na primavera, mas a chance de bater recordes históricos será menor.

Próximo verão será quente, mas sem superar o anterior.
Próximo verão será quente, mas sem superar o anterior.
Foto: Sérgio Neves/Estadão / Estadão

A porta-voz da Tempo Ok, Maria Clara Sassaki, afirma que o próximo verão será marcado por chuvas entre a média e abaixo da média na maior parte do País. "Isso acontece porque a circulação de ventos no alto da atmosfera vai dificultar o avanço das frente frias do Sul em direção ao Sudeste do Brasil", explica. "Os sistemas até se formam, mas não conseguem avançar pelo continente."

Segundo Maria Clara, áreas da faixa leste de São Paulo e do Rio de Janeiro podem ter chuva mais recorrentes. No entanto, no interior desses Estados, a precipitação será irregular.

Ela explica que há previsão de pancadas de chuva no fim de tarde, com possibilidade de trovoadas, ventanias e queda de granizo, como já é comum nesta época do ano. "Por ser uma chuva muito irregular e pouco frequente, que acontece também em pontos muito isolados, essa chuva não é significativa para áreas de alguns reservatórios que estão com déficit hídrico", disse a porta-voz da Tempo Ok.

Publicidade

Partes da região Sul, incluindo Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e do extremo Norte do País, como Amazonas, Roraima e Amapá, podem registrar chuvas acima da média.

No Sudeste, o verão deve ser marcado por temperaturas elevadas e tendência de seca, assim como no Nordeste, que também terá chuvas abaixo da média.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações