São Paulo amanhece com alerta para chuvas intensas e vendaval; temperaturas ficam mais amenas

Na terça-feira, 16, temporais causaram alagamentos intransitáveis e interrupções na Linha 12-Safira da CPTM

17 dez 2025 - 07h49

São Paulo amanheceu com céu encoberto, chuva e temperaturas amenas nesta quarta-feira, 17, com a chegada de uma frente fria vinda do Sul. A capital está sob alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para chuvas intensas. O órgão também emitiu alerta para vendaval, com previsão de rajadas de vento entre 40 km/h e 60 km/h.

Publicidade

No início do dia, os termômetros marcavam 16°C, e a temperatura máxima não deve ultrapassar os 21°C. Embora a frente fria comece a se afastar, a circulação de ventos úmidos do oceano mantém o tempo instável, com céu encoberto, além de garoa e chuviscos ao longo do dia.

São Paulo terá tempo ameno com temperaturas subindo apenas no fim de semana.
São Paulo terá tempo ameno com temperaturas subindo apenas no fim de semana.
Foto: Tiago Queiroz/Estadão / Estadão

Segundo a Climatempo, esse cenário marca o início de um período mais fresco na capital. A previsão indica que a sensação de frio deve persistir até o fim da semana, com temperaturas máximas entre 24°C e 25°C. Ainda há possibilidade de pancadas de chuva isoladas, de forma irregular e com menor intensidade.

A elevação mais significativa das temperaturas está prevista apenas para o fim de semana, com o avanço do ar mais quente sobre o Estado.

Chuva causou transtornos na terça-feira

Na terça-feira, 16, a Defesa Civil emitiu alerta severo para tempestades, com previsão de chuva forte nas regiões oeste, leste, central e em parte da zona sul da capital. Em razão do risco, toda a cidade entrou em estado de atenção para alagamentos, conforme aviso do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE).

Publicidade

Os temporais provocaram alagamentos intransitáveis no Túnel João Paulo II e na Avenida Santo Amaro. Também houve transbordamento de córregos na zona leste e interrupções na circulação da Linha 12-Safira da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Em comunicado divulgado em seu site, a Enel informou que o plano de contingência, determinado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), foi acionado.

"Hoje e nos próximos dias, em função de uma frente fria, nossa área de concessão terá chuvas generalizadas, associadas a rajadas de vento e descargas atmosféricas. Ativamos nosso plano de contingência, com reforço das equipes em campo e dos canais de atendimento, para garantir o suporte necessário em caso de ocorrências", afirmou a concessionária.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações