A Ambipar, empresa responsável pela limpeza urbana em Fernando de Noronha, tem 48 horas para organizar e retirar pelo menos 400 toneladas de resíduos da Usina de Tratamento de Resíduos Sólidos (UTRS). A determinação, publicada nesta quarta-feira, 11, pela Administração Distrital da ilha, veio após imagens feitas por drone repercutirem nas redes sociais e gerarem revolta entre os moradores.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Segundo o governo, vistorias técnicas recentes confirmaram um acúmulo expressivo de resíduos nas dependências da UTRS, comprometendo a regularidade da operação, a eficiência do sistema de gerenciamento de resíduos e a segurança sanitária e ambiental no território insular.
Também foi constatado o comprometimento da logística de transporte marítimo, etapa essencial para a destinação final ambientalmente adequada dos rejeitos no continente. Na nota, a administração exige ainda a implementação imediata de ações emergenciais para evitar o agravamento da situação e a apresentação de um relatório técnico detalhado.
“O descumprimento das determinações poderá resultar na aplicação das penalidades administrativas previstas em contrato, além de outras medidas legais cabíveis”, informou a Administração.
O Terra entrou em contato com a Ambipar para que a empresa se posicione sobre o caso, mas ainda não obteve retorno.