Famosos como príncipe William, Shawn Mendes e Gilberto Gil participam da COP30 em Belém, promovendo pautas ambientais, ações culturais e fortalecendo a conexão com a Amazônia em meio a agenda movimentada e interações com o público.
A COP30 transformou Belém em ponto de encontro de lideranças globais e também de celebridades que aproveitam a conferência para levantar pautas ambientais, participar de ações culturais e conhecer a Amazônia. Entre príncipes, artistas internacionais e nomes consagrados da música e da TV brasileira, a capital paraense vive dias de intensa movimentação, registros com fãs e agendas simbólicas que repercutiram nas redes sociais. Veja como foi a passagem de alguns famosos:
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
-
Príncipe William
O príncipe William esteve no Brasil e sua visita ao País incluiu uma passagem pelo Rio de Janeiro. Na cidade, ele foi tietado por muitas pessoas que registraram fotos com ele e também esteve no Pão de Açúcar, no Cristo Redentor, na Praia de Copacabana, onde jogou vôlei de praia, e na Ilha de Paquetá.
William esteve no Brasil para participar da cerimônia do Earthshot Prize, considerado o Oscar da sustentabilidade. O evento reuniu lideranças ambientais de vários países. Entre os brasileiros presentes estavam os atletas Cafu e Rebeca Andrade, o apresentador Luciano Huck e a ativista indígena Txai Suruí.
Já no Pará, durante visita ao Museu Paraense Emílio Goeldi, o príncipe William recebeu um presente curioso: um frasco do tradicional banho de cheiro paraense, preparado com ervas e essências típicas da região. O item foi entregue por representantes do Instituto CoJovem, organização que atua com a juventude amazônica e questões climáticas, em um encontro que rapidamente chamou a atenção nas redes sociais.
Quem entregou o presente foi Karla Braga, fundadora e diretora executiva da entidade, que afirmou ao Terra que o príncipe foi muito receptivo. O frasco entregue ao príncipe continha o que Karla chama de “cheirinhos” com mensagens simbólicas. “Um deles é o famoso 'atrai financiamento, orçamento para as juventudes', e foi esse que eu dei para o príncipe", contou.
-
Shawn Mendes
O cantor Shawn Mendes também esteve em Belém, acompanhado da ativista indígena equatoriana Helena Gualinga. Os dois se encontraram na última sexta-feira, 14, com o cacique Raoni Metuktire, do povo kayapó, e registros do encontro foram compartilhados pelo Instituto Raoni.
O astro do pop tocou violão para o cacique e outras lideranças indígenas e também acompanhou um canto de mulheres indígenas. Além do encontro com cacique Raoni, Shawn Mendes também foi visto passeando por Belém e tirou fotos com fãs que o abordaram.
Antes de ir à capital paraense, o cantor canadense também viajou à Bahia, onde se encontrou com estrelas da música brasileira, como Ivete Sangalo e Carlinhos Brown. Ele também visitou o Rio de Janeiro, onde conheceu pontos turísticos e participou da premiação Earthshot Prize, criada pelo príncipe William.
Ainda no Brasil, após a ida a Belém, Shawn e a atriz Bruna Marquezine foram flagrados juntos no domingo, 16, em São Paulo. Os dois participaram de uma roda de samba promovida pela cantora Dua Lipa. Em imagens que circulam na internet, é possível vê-los bem próximos enquanto a música toca. Anteriormente, eles já haviam sido vistos juntos no sábado, 15, durante o show da artista britânica no Morumbi, na zona sul da capital.
-
Prefeito de Londres
Durante visita ao Brasil para COP30, o prefeito de Londres, Sadiq Khan, esteve no Rio de Janeiro e aproveitou a oportunidade para experimentar alguns sabores brasileiros. O político provou lanches como pão de queijo, brigadeiro, paçoca e biscoito de polvilho e pareceu ter gostado da maioria. No entanto, rejeitou um: o refrigerante de guaraná com baixa caloria.“É horrível. Desculpe, cara, não consigo fingir”, disse Khan, arrancando risadas dos presentes.
-
Rainha da Dinamarca
A rainha da Dinamarca, Mary Donaldson, foi acompanhada por quinze policiais federais e militares, todos fardados e armados com fuzis, durante a travessia fluvial de Belém até a Ilha do Combu. Em sua segunda visita à Amazônia, a monarca esteve ao lado da primeira-dama do Pará, Daniela Barbalho, em uma breve incursão pela floresta.
No dia 11, as duas embarcaram na lancha Aruanã 29, no Terminal Hidroviário Internacional de Belém, escoltadas por um comboio formado por dois barcos da PF e da PM paraense. A rainha percorreu o roteiro tradicional do Combu e visitou a fábrica de chocolates "Filha do Combu", também identificada pelo nome da proprietária, Dona Nena. Lá, recebeu explicações sobre o processo de produção, moagem e cultivo do cacau.
Curiosa, Mary quis sentir de perto o aroma do chocolate moído e também provar a fruta fresca. Experimentou o chocolate 100% cacau na linha de produção e tomou chocolate quente, apesar do calor. Mostrou interesse pelo urucum, posou com uma bandeira do Pará e ganhou chocolates de presente.
Na segunda parada, a rainha fotografou ao lado de uma sumaúma centenária e "batucou" nas raízes para ouvir o som característico do tronco oco. Acompanhada do ministro dinamarquês Jacob Jensen (da Alimentação, Agricultura e Pesca), assistiu a uma demonstração da colheita de açaí. Mary ainda colocou a "mão na massa", literalmente nos grãos da fruta, e deixou que ficassem roxas ao experimentar a técnica tradicional de extração do suco de açaí, misturando água e amassando a fruta em uma bacia de barro antes de peneirar.
-
Alfonso Herrera
Alfonso Herrera, de 42 anos, conhecido mundialmente por interpretar Miguel na novela Rebelde (2004), marcou presença na COP30 e, desta vez, teve diante de si uma plateia majoritariamente na casa dos 30 anos. Bem-humorado, o ex-cantor do grupo RBD pediu calma às fãs, lembrando que já não eram mais adolescentes.
A cena de tietagem ocorreu no último dia 10. Ativista de causas humanitárias e embaixador da Boa Vontade da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), “Poncho”, como é chamado, mediou um debate na Blue Zone sobre soluções voltadas a refugiados, deslocados internos e migrantes.
-
Gilberto Gil
No último dia 14, o cantor e compositor Gilberto Gil encantou o público no Teatro da Paz, em Belém, durante a apresentação especial da ópera I-Juca Pirama: Aquele que Deve Morrer, uma criação dele e Aldo Brizzi com libreto de Paulo Coelho, inspirada no poema homônimo de Gonçalves Dias. O espetáculo reuniu solistas e o coro do Núcleo de Ópera da Bahia, o Coro Carlos Gomes, a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz e representantes do povo Huni Kui, do Acre. A ópera fez parte da programação cultural da COP30.
Também em Belém, Gil participou de um evento paralelo à Cúpula do Clima, no qual ele e Cacique Raoni trocaram saberes. Na ocasião, Gil explicou que sua inspiração para defender o meio ambiente por meio da música nasce da relação com a natureza desde quando ainda estava na barriga da mãe.
“Essa consciência de pertencer à natureza foi se consolidando e é uma coisa que não parou até hoje e não vai parar nunca. No meu modo de ver, no meu modo de esperar, eu acho que nem depois da morte isso vai parar”, refletiu Gil.
-
Laila Zaid
A atriz e ativista socioambiental Laila Zaid esteve em Belém na última semana para acompanhar a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas e publicou nas redes sociais diversos comentários sobre sua experiência na capital paraense. Engajada em campanhas de conscientização ambiental e projetos de educação sustentável, ela ressaltou que foi muito bem acolhida na cidade e falou sobre a dinâmica do evento.