Airbnb registrou uma queda de 47% nos preços de hospedagem em Belém às vésperas da COP-30, após meses de altas que geraram preocupações e medidas corretivas.
Às vésperas da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), os preços das acomodações em Belém (PA) registraram uma queda de 47% em relação a fevereiro deste ano. A informação foi confirmada pela plataforma de hospedagem Airbnb, que conecta proprietários a viajantes.
“O Airbnb registrou, em outubro, queda de 47% no preço médio de acomodações para o período da COP-30, em Belém, na comparação com fevereiro de 2025”, informou a empresa, em nota.
Em fevereiro, a plataforma informou que os valores dos aluguéis da cidade haviam tido um aumento de 54% em relação ao mesmo período de 2024. A corrida por hospedagens fez com que alguns anúncios chegassem a R$ 3 milhões por 12 dias de estadia.
Preços altos colocaram sede da COP-30 em risco
Em julho, faltando quatro meses para o evento, delegações internacionais denunciaram cobranças consideradas abusivas na rede hoteleira e no mercado de aluguéis locais. Algumas representações afirmaram que teriam de reduzir suas equipes devido aos custos elevados e até sugeriram a possibilidade de mudança de local caso não houvesse revisão nos preços.
Governo amplia alternativas de hospedagem
Segundo a Secretaria Extraordinária da COP-30, o número de leitos em Belém dobrou. Além disso, o governo federal contratou dois navios de cruzeiro, oferecendo cerca de 6 mil vagas extras. Escolas públicas também estão sendo adaptadas para funcionar como hostels temporários.
A COP30 começa na segunda-feira, 10, e segue até o dia 21 de novembro.