Se pensarmos em alimentos saudáveis, as maçãs certamente estão entre as principais opções. No entanto, uma análise recente publicada pela ONG Pesticide Action Network Europe, em colaboração com outras 13 organizações, revelou uma verdade incômoda: uma grande proporção das maçãs convencionais que chegam aos supermercados europeus está contaminada com múltiplos pesticidas.
Os dados
O relatório baseou-se na análise de 59 amostras de maçãs frescas, cultivadas localmente, coletadas em setembro de 2025 em 13 países europeus, incluindo a Espanha. Organizações como a Ecologista en Acción (Ecologista em Ação) corroboraram os resultados, que indicaram o seguinte:
- 93% das maçãs analisadas continham pelo menos um resíduo químico; ou seja, apenas 7% estavam completamente livres de pesticidas;
- 85% continham mais de um pesticida, com uma média de três substâncias diferentes por fruta, chegando a sete nos casos mais extremos.
Por país
Enquanto na Dinamarca apenas 20% das amostras continham múltiplos resíduos, na Espanha, França e Itália esse número disparou para preocupantes 80%. E quando questionados sobre a origem de tantos produtos químicos, a resposta aponta para o fato de que as maçãs podem ser pulverizadas com agrotóxicos até 30 vezes por ano.
As toxinas
O que mais preocupa a comunidade científica não é apenas a quantidade, mas também a qualidade dessas toxinas, já que a análise das substâncias encontradas levanta diversas red flags:
- 71% das maçãs continham pesticidas listados pela própria ...
Matérias relacionadas
Waze encontrou maneira de ser ainda melhor no Android Auto: chega de pesadelos na busca por rotas!