"Voltswagen", a brincadeira tola da Volkswagen dos EUA

Volkswagen faz a imprensa mundial de tola ao inventar uma notícia de que estaria mudando seu nome para "Voltswagen" nos Estados Unidos

30 mar 2021 - 12h52
(atualizado em 31/3/2021 às 20h39)

A Volkswagen da América enganou milhares de veículos de comunicação nesta terça-feira (30), ao divulgar em seu site oficial de imprensa uma notícia falsa, uma "fake news". Segundo o comunicado, a empresa havia mudado de nome nos Estados Unidos, trocando a letra K de seu nome pela letra T e passando a se chamar "Voltswagen". Segundo o site oficial da empresa alemã, tratava-se de uma estratégia para marcar um firme posicionamento de investimento no mercado de veículos elétricos.

Depois de um dia inteiro em que milhares de editores e milhões de leitores foram enganados, a verdade surgiu à tona. O diário americano The Wall Street Journal publicou uma notícia no qual uma fonte da Volkswagen na Alemanha dizia se tratar de uma "brincadeira antecipada de 1º de Abril". Assim, o departamento de marketing da empresa conseguiu dominar as manchetes da mídia especializada em carros e economia durante um dia inteiro. Até mesmo um logotipo com a marca "Voltswagen" foi divulgado.

Publicidade

Milhares de jornalistas, inclusive nós, do Guia do Carro, caíram na "brincadeira" da Volkswagen. Pedimos desculpas aos nossos leitores. Agora que tudo está revelado, parece que a imprensa mundial foi ingênua. Mas, como ainda estamos a dois dias do 1º de Abril e a indústria automobilística vive uma fase disruptiva sem precedentes, tudo levava a crer que a notícia era real.

O jornalista Marcos Rozen, um dos maiores especialistas na mídia do setor, criador do MIAU (Museu da Imprensa Automotiva), escreveu no Instagram sobre a diferença desta para outras brincadeiras de 1º de Abril: "Nestas oportunidades a própria montadora produz um release onde fica claro que aquilo é uma piada, com exageros absurdos, o que não foi o caso, vez que o release da VW trazia argumentos relativamente sólidos e até aspas do presidente e, além disso, fontes da VW USA confirmaram o fato para publicações locais".

A notícia, aliás, veio na sequência de uma série de comunicados da Volkswagen sobre seu investimento no mercado de veículos totalmente elétricos. Recentemente, o fabricante alemão informou que colocará mais de 6 milhões de carros numa nuvem de dados própria e também que vai abrir seis gigafábricas de baterias para equipar seus veículos. Com isso, a marca promete fazer carros elétricos mais baratos, pois haverá uma redução de até 50% no custo das baterias -- que, em alguns casos, representa 48% do custo de fabricação do veículo.

Para além disso, a marca Volkswagen passou recentemente pelo escândalo do Dieselgate, no qual dados de emissão foram manipulados para que os carros fossem aprovados nos testes. A verdade factual, portanto, deveria ser um norte para essa nova Volkswagen. Por isso, milhares de jornalistas acreditaram no que estavam lendo. "Vivemos um momento em que a imprensa está sendo questionada e a propagação de fake news é gritante, então em meu julgamento a VW não arriscaria seu nome para fazer toda a imprensa especializada mundial de tola, abalando sua reputação junto aos leitores", escreveu Marcos Rozen.

Publicidade

Por causa de tudo isso, a mudança de nome, de Volkswagen para "Voltswagen", não seria um absurdo. Muitos especialistas de marketing acharam a ideia genial. Em seu livro A Metamorfose do Mundo, o escritor alemão Ulrich Beck afirma que vivemos uma era que extrapola o que antes era conhecido como mudança. "Metamorfose não é mudança social, não é transformação, não é evolução, não é revoluação e não é crise. É uma maneira de mudar a natureza na existência humana". Trata-se de um momento da sociedade no qual uma tradicional empresa alemã pode abrir mão de sua própria língua e marca para se apresentar de uma forma completamente nova. É aceitável.

Do ponto de vista de exposição de mídia, a Volkswagen da América está de parabéns. Conseguiu ser notícia no mundo inteiro. Do ponto de vista da ética e da luta mundial contra as fake news, foi uma ideia lamentável. Abaixo reproduzimos a notícia exatamente como ela foi dada no Guia do Carro, com título, subtítulo, texto, imagens e legendas. Fica para a posteridade neste 1º de Abril antecipado em que a VW USA fez a imprensa mundial de tola.

Volkswagen muda de nome para Voltswagen nos EUA

Tradicional marca alemã muda seu nome para Voltswagen para ser reposicionada como fabricante de carros elétricos

Voltswagen: um novo nome para uma nova era de mobilidade elétrica e eletrônica.
Voltswagen: um novo nome para uma nova era de mobilidade elétrica e eletrônica.
Foto: Voltswagen / Divulgação

A Volkswagen anunciou nesta terça-feira (30) uma arrojada mudança de nome e posicionamento para o mercado de carros dos Estados Unidos. A Volkswagen da América passa a se chamar Voltswagen da América, trocando a letra K pela letra T. Trata-se de uma “declaração pública do futuro investimento da empresa em mobilidade eletrônica”. Segundo um comunicado divulgado pela empresa, Volts são as unidades derivadas de potencial elétrico entre dois pontos. O objetivo é mover todas as pessoas ponto a ponto com EVs.

Mais tarde, o diário americano The Wall Street Journal afirmou que uma fonte da Volkswagen AG, na Alemanha, disse se tratar de uma brincadeira antecipada de 1º de Abril.

Publicidade

“Podemos estar trocando nosso K por um T, mas o que não estamos mudando é o compromisso desta marca em fazer os melhores veículos da classe para motoristas e pessoas em todos os lugares”, disse Scott Keogh, presidente e CEO da Voltswagen da América. Ele acrescentou que a ideia de um “carro do povo” (significado de Volkswagen em alemão) é a própria estrutura da existência da empresa. “Essa mudança de nome significa um aceno ao nosso passado como o carro do povo e nossa firme convicção de que nosso futuro será o carro elétrico do povo”, disse Keogh.

O primeiro carro totalmente elétrico da Voltswagen será o ID.4, que começa a ser vendido nos EUA. O SUV de longo alcance totalmente elétrico, com emissão direta zero, será também o primeiro modelo da Volkswagen do Brasil, mas ainda sem data de lançamento divulgada. Globalmente, a Volkswagen pretende vender 2 milhão de veículos elétricos em todo o mundo até 2025. Serão mais mais de 70 modelos elétricos lançados em todas as marcas do Grupo VW até 2029.

Volkswagen ID.4: o inédito SUV totalmente elétrico da marca alemã nos EUA e no Brasil.
Foto: VW / Divulgação
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações