Volvo e Google firmam parceria com implementação de IA em modelos da marca

23 jan 2026 - 16h25

O mundo está avançando e a inteligência artificial faz, cada vez mais, parte de nossas vidas. Agora, ela também estará presente nos nossos carros. Segundo informações, a Volvo irá implantar o Gemini em todos os seus modelos, incluindo aqueles que foram fabricados em 2020.

Volvo faz parceria com o Google
Volvo faz parceria com o Google
Foto: Divulgação/Volvo / Perfil Brasil

A confirmação veio de Anders Bell, diretor de engenharia e tecnologia da Volvo Cars. De acordo com o dirigente, a assistência de inteligência artificial do Google estará presente em todos os carros da marca, valendo para qualquer veículo do ano/modelo 2021.

Publicidade

Toda a atualização deve ser conduzida de forma remota e gratuita nos próximos meses, alcançando mais de 2,5 milhões de carros. E a escolha de incluir modelos antigos na aplicação deve alinhar as linhas mais "velhas" com as mais recentes.

É importante notar, no entanto, que a Volvo seguiu por um caminho incomum na indústria automotiva e a distribuição da ferramenta será responsabilidade do Google. A inovação estratégica foi reconhecida pelo diretor da marca, que declarou que há cinco anos não imaginariam os carros recebendo inteligência artificial desta forma

O desafio dessa nova fase

Bell também revelou o principal desafio da engenharia da Volvo para essa nova fase: adaptar o software moderno para rodar em arquiteturas elétricas mais antigas, que vieram antes do atual sistema HuginCore. O novo sistema operacional estreou no EX60, modelo de 2027, que terá arquitetura elétrica própria e computador central.

Enquanto isso, os carros antigos que não possuem base moderna irão receber o novo recurso graças à escalabilidade do sistema. Segundo o diretor da Volvo, o segredo do programa está na capacidade de evolução constante sem se restringir ao mundo dos eletrônicos.

Publicidade

Volvo EX60 

O primeiro modelo da marca a receber o Gemini será o Volvo EX60. Projetado como um SUV médio totalmente elétrico, é esperado que o modelo substitua o XC60 no futuro. Sua estreia será global e promete rodar até 810 km com uma única carga.

Esse será o primeiro veículo da Volvo construído sobre a nova plataforma SPA3. A arquitetura marca uma evolução técnica significativa e introduz processos de manufatura avançados, como o mega casting, equivalente à fundição de grandes partes da carroceria em peça única, e a tecnologia cell-to-body, onde as células da bateria são integradas à estrutura do chassi.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações