Venezuela diz estar pronta para uma 'nova agenda' com Europa

Diplomatas da UE, britânicos e suíços discutiram relações com Rodríguez

13 jan 2026 - 08h38
(atualizado às 08h48)

A Venezuela declarou-se pronta para uma "nova agenda" com a União Europeia (UE), Reino Unido e Suíça na segunda-feira (12), após uma reunião "franca" entre diplomatas de ambos os lados, enquanto o país permanece sob intensa pressão dos Estados Unidos.

Chavistas em Caracas apoiam presidência interina de Rodríguez, vice de Maduro
Chavistas em Caracas apoiam presidência interina de Rodríguez, vice de Maduro
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Diplomatas europeus reuniram-se em Caracas com a presidente interina Delcy Rodríguez, seu irmão e presidente do Parlamento, Jorge Rodríguez, além dos ministros do Interior, Diosdado Cabello, e das Relações Exteriores, Yván Gil.

Publicidade

O encontro teve como foco o "estado das relações bilaterais com o objetivo de reforçar a cooperação em setores estratégicos como energia, educação, ciências e indústria farmacêutica".

"Com respeito e igualdade entre os Estados, estamos dispostos a avançar rumo a uma nova agenda, um programa de trabalho intenso para o bem-estar de ambos os povos", declarou Gil.

A Europa não reconheceu a reeleição do então presidente Nicolás Maduro em 2024, impondo sanções ao país ao mesmo tempo em que apoiou a oposição, liderada por María Corina Machado.

Insatisfeito com a posição de certos países, Maduro ordenou a redução das missões diplomáticas da França, Holanda e Itália na Venezuela para apenas três funcionários em 2025.

Publicidade

No último dia 3, o governo de Donald Trump atacou o país sul-americano e capturou Maduro e sua esposa, Cilia Flores, levando-os a Nova York para serem processados por suposto envolvimento em narcotráfico. 

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações