Quem é quem na família real britânica? Veja o lugar de Andrew, preso por ligação com o caso Epstein

Terceiro filho da rainha Elizabeth II foi preso nesta quinta-feira, 19, por envolvimento no escândalo do financista Jeffrey Epstein

19 fev 2026 - 16h20
Por que o ex-príncipe Andrew foi preso? Entenda ligação com o caso Epstein
Video Player

O mundo acordou (ou dormiu) nesta quinta-feira, 19, com a notícia de que o ex-príncipe britânico Andrew Mountbatten-Windsor foi preso, sob suspeita de má conduta no exercício de cargo público, segundo informou a polícia britânica, por envolvimentos com o caso do financista americano Jeffrey Epstein, morto em 2019 enquanto aguardava julgamento por tráfico sexual.

Família real britânica
Família real britânica
Foto: Reprodução/Getty Images

A família real britânica, desde sempre, está envolvida em diversas polêmicas. Portanto, o terceiro filho da rainha Elizabeth II, não é o primeiro membro a estar sob os holofotes com algo ruim relacionado à sua imagem. Veja quem é quem:

Publicidade

Rainha Elizabeth II

Rainha Elizabeth II é filha dos reis Jorge VI e Elizabeth e nasceu em 21 de abril de 1926. Quando o tio Edward, o 1º na linha de sucessão, abdicou do trono em 1936, deixando seu pai assumir, ela tinha apenas 10 anos. Ela ocupou o posto aos 25 anos, quando seu Jorge VI morreu devido à complicações por tabagismo, em 1952. 

Família Real
Foto: Reprodução Instagram

Ao longo de 70 anos de Reinado, ela cumpriu seus deveres como monarca, inclusive, a obrigação de assegurar a linhagem real. Casada com o príncipe Phillip, ela teve quatro filhos: Charles, Anne, Andrew e Edward. 

Os filhos da Rainha

  • Charles 

Nascido em 1948, no Palácio de Buckingham, em Londres, Charles foi o primogênito do casal. Por direito inato, ele assumiu o trono inglês após a morte da rainha Elizabeth II, em setembro de 2022.

Família Real
Foto: Divulgação

Ao longo de sua vida, mas principalmente na infância, ele chamou a atenção pela inaptidão social. Na adolescência, viveu namoros com diversas moças da alta aristocracia, mas foi o casamento com a filantropa Diana Spencer que o popularizou. Juntos, eles estiveram no centro de escândalos por infidelidade e foram um dos primeiros casais da monarquia britânica a se divorciar.

Publicidade

O casal teve William e Harry. Após a morte da ex-esposa, Charles se casou Camilla Parker Bowles, atual rainha consorte, com quem vivia um romance ‘escondido’ quando ainda era casado com Lady Di.

  • Anne

Nascida em 1950, na Clarence House, em Londres, Anne é a segunda filha da rainha Elizabeth II com o príncipe Phillip. Atualmente, ela é a 16ª na linha de sucessão ao trono.

Anne sempre se destacou por sua paixão pelo hipismo, acumulando alguns troféus. Em 1976, ela participou dos Jogos Olímpicos de Montreal, e se tornou a primeira da Família Real a competir no torneio.

Em 1973, ela se casou com o capitão Mark Phillips, com quem teve dois filhos, Zara e Peter. Porém, em 1989 eles se divorciaram. Meses após a separação, Anne se casou com o comandante Timothy Laurence, que ela conheceu enquanto ele servia como mordomo de sua mãe, entre 1986 e 1989.

Publicidade

Após a aposentadoria do hipismo, ela se dedicou à filantropia no setor. Após quase 50 anos de colaboração com a ONG Save the Children, em 1990 ela chegou a ser indicada para o Prêmio Nobel da Paz.

  • Andrew

Terceiro filho da rainha Elizabeth II, Andrew nasceu em 1960, e seria 8º na linha sucessória de ascensão ao trono, se não tivesse perdido a designação de realeza por envolvimento no caso Epstein. 

Ao longo da vida, ele serviu na Marinha Real Britânica como piloto e instrutor de helicóptero. Durante a Guerra das Malvinas, ele voou em várias missões. Em 1986, casou-se com Sarah Ferguson e recebeu o título de Duque de York. Eles tiveram duas filhas, as princesas Beatrice e Eugenie, também citadas nos arquivos da investigação do financista. 

Ex-prínicipe Andrew foi expulso da família real
Foto: Reprodução/Royal Family website

Andrew e Sarah se divorciaram em 1992. Depois disso, o ex-principe atuou como representante do Reino Unido para o comércio internacional, buscando investidores para o país.

Publicidade

Em 2020, Andrew foi acusado de abuso sexual infantil por Virginia Giuffre. A mulher alega que, quando menor, foi traficada pelo empresário Jeffrey Epstein para ter relações íntimas com o filho de Elizabeth II. O caso repercutiu na imprensa internacional, e levou Andrew a abdicar de suas funções na Família Real. Ele também decidiu fazer um acordo na Justiça com a vítima, pagando uma indenização milionária em troca de ela retirar as acusações.

Recentemente, ele passou a ser investigado por suspeita de má conduta no exercício de cargo público. Os documentos apontam que ele teria compartilhado documentos confidenciais quando atuava como enviado comercial do Reino Unido entre 2001 e 2011.

O ex-príncipe teria encaminhado, em 2010, um e-mail com pelo menos quatro documentos ligados a viagens oficiais. Também há registros de documentos “confidenciais” sobre a proposta de reconstrução da província de Helmand, no Afeganistão, que teriam sido enviados na véspera de Natal daquele ano. Enviados comerciais são obrigados a preservar informações sensíveis, conforme as diretrizes oficiais, e estão sujeitos à Lei de Segredos Oficiais.

  • Edward

Ele nasceu em 1964, e era o terceiro na linha de sucessão. Após a morte de sua mãe, Elizabeth II, ele se tornou o 13º. Durante sua vida, após uma breve passagem pela Marinha Real Britânica, Edward trabalhou como assistente de produção teatral na Really Useful Theatre Company. Mais tarde, ele formou sua própria companhia de artes, a Ardent Productions.

Publicidade

Em 1999, foi nomeado conde de Wessex, pouco antes de se casar com Sophie Rhys-Jones. Em 2002 deixou a companhia de lado para trabalhar integralmente como membro da Família Real, assumindo compromissos em nome da Rainha Elizabeth II. 

No dia que completou 59 anos de idade, foi nomeado Duque de Edimburgo por seu irmão, o rei Charles III. Antes, o título pertencia a seu pai, Phillip.

Filhos de Chales

  • William 

O primeiro filho de Charles e Diana nasceu em 1982. Por direito, o príncipe William é o primeiro na linha de sucessão. 

Durante sua infância, presenciou parte das polêmicas entre seus pais, o que já declarou ter sido traumático. Na juventude, se dedicou ao trabalho militar e aos estudos na Eton College. Na mesma época, passou a disputar competições de natação em Ludgrove e se tornou capitão da equipe.

Família Real William
Foto: Reprodução/Instagram/@theroyalfamily

Na fase adulta, viveu breves romances até engatar o relacionamento com Kate Middleton, com quem se casou e teve três filhos: George, o terceiro na linha de sucessão, Charlotte e Louis. 

Publicidade

Em meados de 2020, teve seu nome envolvido em um suposto caso de infidelidade, mas nada foi comprovado. Também foi atribuído a William o motivo das brigas entre Kate Middleton e Harry. Em 2023, foi nomeado pelo pai, Charles, príncipe de Gales.

  • Harry

O segundo filho do Rei Charles III e Diana chegou ao mundo em 1984. Atualmente, ele é o quinto na sucessão ap trono. Assim como o irmão, Harry se dedicou aos estudos e à carreira militar. Entre 2007 e 2008, inclusive, ele serviu por mais de dez semanas na província de Helmand, no Afeganistão.

Foto: Netflix / Reprodução

Na adolescência, protagonizou uma série de polêmicas, como quando usou uma fantasia nazista e quando foi flagrado totalmente nu em um quarto de hotel. Em 2018, já adulto, foi nomeado duque de Sussex antes de se casar com a atriz Meghan Markle, a primeira pessoa não-branca da Família Real. Juntos, eles têm dois filhos: Archie e Lilibet.

Em janeiro de 2020, Harry e Meghan abdicaram dos postos de membros seniores da Família Real e se mudaram para o sul da Califórnia, terra natal da duquesa. Lá, eles fundaram a ArchieWell, organização responsável por projetos beneficentes. Apesar de abdicarem das funções na realeza, a então rainha Elizabeth II decidiu manter o título do casal.

Publicidade

Filhas de Andrew

  • Beatrice 

A Princesa Betrice é filha de Andrew e Sarah Ferguson e nasceu em 8 de agosto de 1988, em Londres. Ela é a primeira filha do casal e oitava neta da Rainha Elizabeth, que foi quem escolheu seu nome. Inicialmente, ela se chamaria Annabel, mas a monarca achou que não combinaria. 

A princesa Beatrice e o marido, Edoardo Mapelli Mozzi
Foto: Ricky Vigil M/Justin E Palmer/GC Images / BBC News Brasil

Já adulta, Beatrice foi vice-presidente de parcerias e estratégia para a empresa de software Afiniti. Depois, fundou a BY-EQ, uma empresa de consultoria estratégica para líderes empresariais. Ela possui a designação de "Sua Alteza Real". 

Em 2020, casou-se com o conde italiano Edoardo Mapelli Mozzi e do relacionamento nasceram Sienna e Athena. 

  • Eugenie

Nascida em 23 de março de 1990, ela é a segunda filha do casal envolvido no caso Epstein. Ela ingressou no mundo das artes depois de se graduar em literatura inglesa e história da arte na Newcastle University. Depois de trabalhar por muitos anos com leilões de peças artísticas, Princesa Eugene atua como diretora da galeria Hauser & Wirth. 

A princesa Eugenie com o marido, Jack Brooksbank
Foto: Max Mumby/Indigo/Getty Images / BBC News Brasil

Em 2018, a filha de Andrew se casou com Jack Brooksbank, um empresário do ramo hoteleiro, em 2018. Do relacionamento de ambos, nasceram August e Ernest Brooksbank.

Publicidade

Tanto ela quanto a irmã foram mencionadas centenas de vezes nos arquivos que envolvem o caso Epstein.

Fonte: Portal Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações