Putin: 'Não há relação desproporcional no comércio entre Estados Unidos e Brasil'

Segundo o presidente da Rússia, há desequilíbrio na relação comercial dos americanos com a China e a com Índia, que também fazem parte do Brics

3 set 2025 - 21h08
(atualizado às 21h23)
Vladimir Putin, presidente da Rússia, defende o Brasil durante visita à China
Vladimir Putin, presidente da Rússia, defende o Brasil durante visita à China
Foto: Contributor

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse que há uma relação desproporcional no comércio entre os Estados Unidos e a China, e o mesmo acontece entre as trocas de bens dos americanos com a Índia, "mas não há relação desproporcional no comércio com o Brasil".

As declarações, que citam os quatro países fundadores do grupo do Brics, foram dadas em entrevista concedida nesta quarta-feira, 3, durante a visita de Putin a Pequim, na China, onde participou das comemorações do 80º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial.

Publicidade

Para Putin, a questão da guerra da Ucrânia tem sido usada em situações insólitas de negociações comerciais, mesmo em conversas com parceiros sem conexão direta com os desdobramentos envolvendo Kiev.

Putin listou, por exemplo, o caso das sanções impostas pelos EUA ao Brasil. "Ainda que o prazo para as negociações com o Brasil fosse 8 de agosto, os EUA anunciaram a imposição de sanções em 6 de agosto", disse.

Ele citou, ainda, que há questões específicas associadas à decisão americana em relação ao país sul-americano, citando textualmente a disputa entre as autoridades locais e o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Publicidade
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações