Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Laranja, castanhas, energia e aviões: veja a lista de exceções ao tarifaço

Governo Trump assinou sobretaxa sobre produtos brasileiros estabeleceu rol de exceções

30 jul 2025 - 17h10
(atualizado às 21h11)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Governo Trump anunciou exceções ao tarifaço para diversos produtos brasileiros, como itens agrícolas, veículos, componentes de aviação, metais e fertilizantes, após negociações e pressões bilaterais.
Plantação de cana-de-açúcar em Juazeiro, na Bahia
Plantação de cana-de-açúcar em Juazeiro, na Bahia
Foto: DW / Deutsche Welle

Apesar da assinatura da ordem executiva que confirmou as barreiras tarifárias dos EUA contra o Brasil, o presidente Donald Trump, dos Estados Unidos, abriu uma série de exceções não previstas aos produtos brasileiros nesta quarta-feira, 30. A lista de exceções conta com 694 itens, entre eles estão alguns produtos importantes como o suco de laranja, a celulose e aviões da Embraer.

O decreto passa a valer em 6 de agosto, junto do restante do decreto. Entre os destaques estão setores críticos para as economias dos dois países, como aeronaves civis e seus componentes. A exceção atende aos pedidos vindos do governo brasileiro e do empresariado nacional, além da pressão interna vinda de importadores americanos.

Ainda assim, a taxação deve impactar as exportações brasileiras. Veja, abaixo, a lista de exceções:

Aviação civil 

Todas as aeronaves civis passaram a ficar isentas no tarifaço, assim como peças, motores e partes necessárias para manutenção e reparo

Carros e peças 

A barreira tarifária não será aplicada a veículos de passageiros. Os modelos incluem caminhões leves, sedãs, SUVs, minivans e vans de carga, além de suas peças e componentes.

Aço, alumínio, cobre e ferro 

Os minérios brutos e as ligas metálicas derivados desses metais também ficaram de fora do tarifaço. Além deles, ficaram de fora itens semiacabados e componentes industriais básicos.

Produtos agrícolas, fertilizantes e madeira

Uma lista de itens naturais como castanha-do-pará, suco e polpa de laranja, mica bruta, madeira tropical serrada ou lascada, polpa de madeira e fios de sisal ou de outras fibras foram retiradas da lista em razão da insuficiência americana de suas produções. Fertilizantes de uso amplo na agricultura brasileira também estão livres da tarifa adicional.

Metais e minerais 

Uma lista de produtos como alumina, estanho, metais preciosos como ouro e prata, silício e produtos ferrosos, além de ligas metálicas como aço, estão isentos segundo o novo decreto. 

Energia 

O tarifaço vai excetuar diversos tipos de carvão, gás natural e extrações de petróleo. Subprodutos da commodity, como querosene, óleos lubrificantes, parafina, betume e até energia elétrica também ficam de fora. 

Bens enviados de volta aos EUA

Se um artigo foi exportado para conserto, alteração ou elaboração e retornar aos Estados Unidos sob certas condições, também estará isento. As exceções específicas variam de acordo com o valor agregado.

Produtos em trânsito

Todos os bens que saíram para entrega antes de 6 de agosto e que cheguem até 5 de outubro não serão afetados pela tarifa.

Objetos pessoais 

Os produtos na bagagem de passageiros que chegam aos Estados Unidos também ficarão fora da barreira tarifária. 

Doações

Os donativos de alimentos, roupas e remédios estão isentos se forem dedicados à filantropia e à caridade. Porém, estes itens podem ser revistos caso o governo americano julgue que apresentam ameaças à segurança nacional.

Materiais informativos

Também estão livres da tarifa materiais informativos como CDs, filmes, livros, obras de arte, pôsteres, e conteúdos jornalísticos.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade