O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o Irã tem de "10 a 15 dias" para aceitar um acordo sobre seu programa nuclear.
Questionado por jornalistas no avião durante uma viagem para o estado da Geórgia, o republicano reiterou que Teerã precisa aceitar um pacto para evitar que "coisas muito ruins" aconteçam.
"Acho que um prazo suficiente seria 10 ou 15 dias, no máximo", destacou Trump, acrescentando que os EUA vão obter um acordo "de um jeito ou de outro".
Mais cedo, durante a reunião do assim chamado Conselho de Paz, o presidente havia dado "10 dias" para que o regime dos aiatolás aceitasse um pacto "significativo" sobre seu programa nuclear.
"É hora de o Irã se juntar a nós em um caminho que vai completar o que estamos fazendo [no Oriente Médio]. Se eles se juntarem a nós, ótimo, se não se juntarem, ótimo também. Eles não podem continuar ameaçando a estabilidade de toda a região", declarou Trump na ocasião.
Nos últimos dias, representantes iranianos indicaram que o país estaria disposto a diluir seu urânio enriquecido e a permitir inspeções frequentes da Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea) em suas usinas nucleares, enquanto os EUA vêm acumulando forças no Oriente Médio, prenunciando uma possível ação militar contra a nação persa. .