Presidente Lula diz esperar aprovação do acordo UE-Mercosul

Petista avaliou que o pacto 'abre um novo ciclo de oportunidades'

2 fev 2026 - 17h38
(atualizado às 17h42)

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou em mensagem ao Congresso Nacional, nesta segunda-feira (2), durante a abertura do ano legislativo, que espera a aprovação do acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia, assinado no mês passado pelos governos sul-americanos e pela chefe da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

Petista avaliou que o pacto 'abre um novo ciclo de oportunidades'
Petista avaliou que o pacto 'abre um novo ciclo de oportunidades'
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

"Tenho certeza de que o Congresso Nacional não medirá esforços para, no menor prazo possível, internalizar este acordo. Ele abre um novo ciclo de oportunidades para as empresas brasileiras, fortalece a competitividade do Brasil, amplia as exportações e atrai investimentos de forma sustentável", diz o texto assinado pelo petista.

Publicidade

Mais cedo, Hugo Motta (Republicanos), presidente da Câmara dos Deputados, declarou à imprensa que a Câmara dará prioridade à aprovação do pacto firmado entre os blocos, em um contexto no qual o governo busca imprimir celeridade à tramitação do texto como forma de demonstrar compromisso com o acordo, enquanto o Parlamento Europeu encaminhou o tratado para análise da Corte do bloco, o que pode retardar sua entrada em vigor.

"Depois de 25 anos de intensas negociações, sempre sob a liderança do Brasil, podemos celebrar o acordo UE-Mercosul. O novo bloco detém um quarto do PIB mundial e reúne uma população de 720 milhões de consumidores", destacou o texto apresentado ao Congresso pelo ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT).

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se