Península Ibérica se prepara para mais uma tempestade uma semana após Kristin

3 fev 2026 - 11h47

Portugal e Espanha se preparam para uma nova tempestade que, segundo as autoridades, poderá provocar inundações e mais devastação, numa momento em que a Península Ibérica ainda luta ‌contra as consequências da tempestade Kristin.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) informou na ‌segunda-feira à noite que a nova tempestade, chamada Leonardo, deve começar a afetar Portugal continental a partir da tarde desta terça-feira até sábado. A tempestade também deve atingir a vizinha Espanha a partir de quarta-feira.

Publicidade

A Península Ibérica tem sofrido uma sucessão ‍de tempestades que trouxeram chuvas fortes, trovoadas, neve e ventos fortes nos últimos meses, com o sul da Espanha enfrentando o que alguns residentes descrevem como o inverno mais chuvoso em 40 anos.

O IPMA informou que Leonardo ‌pode trazer chuvas persistentes e, por vezes, intensas, com rajadas ‌de vento que podem atingir 75 km/h ao longo da costa sul de Cabo Mondego, na região central do país, e 95 km/h nas terras altas.

No entanto, as rajadas devem ser menos intensas do que as que ultrapassaram os 200 km/h provocadas pela tempestade Kristin, que assolou o centro de Portugal desde o início da última quarta-feira, matando pelo menos seis pessoas e deixando um rastro de destruição em casas, fábricas e infraestruturas críticas.

Daniela Fraga, vice-comandante da autoridade nacional de emergência e proteção civil ANEPC, disse aos repórteres na noite de segunda-feira que as fortes chuvas nos próximos dias podem causar enchentes e inundações, principalmente nas regiões afetadas pela tempestade Kristin.

Publicidade

Quase 134.000 residências continuavam sem eletricidade, cerca de 95.000 delas na região de Leiria, no centro do país, informou a empresa de distribuição de energia E-Redes.

Na Espanha, as autoridades meteorológicas alertaram para chuvas intensas e ‌persistentes em todo o sul. Nas montanhas de Grazalema, a precipitação acumulada pode ultrapassar 200-250 mm em 24 horas. As autoridades emitiram alertas para risco de inundações graves devido ao aumento do nível dos rios.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se