Ataque talibã a base do Exército afegão deixa 148 mortos

22 abr 2017 - 07h26
(atualizado às 09h23)
Parentes carregam caixão com vítima de ataque no Afeganistão.
Parentes carregam caixão com vítima de ataque no Afeganistão.
Foto: Reuters

O número de soldados mortos no ataque talibã a uma base do Exército, no norte do Afeganistão, subiu para 138 e o de feridos para 64, onde também morreram dez atacantes, segundo informações passadas por uma fonte militar à Agência EFE.

"Morreram 138 soldados e outros 64 ficaram feridos", afirmou, neste sábado, um comandante do Exército afegão que pediu o anonimato, em relação ao ataque ocorrido ontem contra uma base militar por dez talibãs vestidos com uniformes militares na província de Balkh, uma das mais seguras de Afeganistão.

Publicidade

O governo afegão, que tem sido muito cauteloso ao divulgar número total de vítimas, confirmou hoje que a quantidade de mortos e feridos é grande.

"Há mais de 100 soldados mortos e feridos. Dez insurgentes, incluído, dois atacantes suicidas que se sacrificaram, também morreram", afirmou à EFE um porta-voz do Ministério de Defesa do Afeganistão, Dawlat Waziri.

O ataque, que durou cerca de seis horas, teve início pouco depois do meio-dia, quando os soldados deixavam a mesquita após as orações de sexta-feira, em um quartel localizado no distrito de Dehdadi.

Os insurgentes estavam vestidos com uniformes militares e conseguiram entrar no quartel em vários veículos do Exército até serem descobertos no segundo posto de controle da entrada, onde o primeiro dos atacantes se suicidou, enquanto os outros iniciaram o tiroteio.

Publicidade

O gabinete do presidente afegão, Ashraf Ghani, publicou hoje uma única mensagem no Twitter em que o governante condenava o "covarde ataque" contra os militares durante a "oração de sexta-feira".

"Os atacantes são infiéis", disse Ghani.

Os talibãs reivindicaram ontem o ataque em um comunicado enviado à Efe por seu porta-voz, Zabihullah Mujahid, assegurando que mataram "mais de 100 soldados".

Veja também

Estado Islâmico assume responsabilidade por ataque em Paris
Video Player
  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se