Afeganistão: explosão mata 6 crianças que brincavam com arma

A explosão do morteiro aconteceu na tarde desta sexta-feira; seis morreram e uma ficou gravemente ferida

22 mar 2014 - 14h56

Pelo menos seis crianças morreram e outra ficou gravemente ferida devido à explosão de um morteiro com o qual brincavam na província de Bamiyan, na região central do Afeganistão.

A explosão aconteceu ontem à tarde quando as "crianças brincavam com uma velha peça de artilharia que não havia detonado", disse à agência de notícias local "AIP" o porta-voz do governo provincial, Abdul Rehman Ahmadi.

Publicidade

A ocupação soviética nos anos 80, a posterior guerra civil até a ascensão dos talibãs em 1996 e a ocupação das tropas dos Estados Unidos e da Otan desde 2001, deixaram centenas de milhares de artefatos explosivos disseminados por todo o Afeganistão.

Além disso, o uso a minas e de artefatos explosivos continuam sendo uma das táticas mais utilizadas pelos talibãs em sua luta para expulsar as forças internacionais do Afeganistão e retomar o poder.

Segundo relatório recente da ONU, a guerra do Afeganistão teve mais graves efeitos para os civis em 2013, quando causou quase 3 mil mortes e deixou 5.700 feridos. Foi o segundo ano com mais baixas no país asiático desde o início do conflito.

  
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações