Uma colisão entre dois trens de alta velocidade na província de Toledo, Espanha, deixou ao menos 64 mortos e 80 feridos nesta quarta-feira. Mais de 500 passageiros estavam a bordo quando uma composição da Renfe atingiu o trem da Iryo, que estaria parado devido a uma provável falha de sinalização. Equipes de resgate mobilizaram helicópteros e hospitais de campanha, enquanto o governo ativou planos de emergência e suspendeu o tráfego ferroviário na linha entre Madri e Andaluzia para apurar as causas.
Uma colisão entre dois trens de alta velocidade na Espanha deixou ao menos 64 mortos e 80 feridos nesta quarta-feira (28), na província de Toledo. Neste momento, equipes de emergência continuam trabalhando na região, e as autoridades ainda apuram as circunstâncias que levaram ao acidente.
De acordo com porta-voz do governo, as composições transportavam mais de 500 pessoas. Um dos trens, operado pela Renfe, seguia com 397 passageiros, enquanto o veículo da Iryo levava 147 pessoas.
🚨Tragédia ferroviária na Espanha: dois trens de alta velocidade colidiram na manhã de hoje em Toledo, na linha que liga Madri à Andaluzia.
O impacto deixou dezenas de mortos e quase 200 feridos. Imagens aéreas de jornais internacionais mostram vagões destruídos.
Nossos pensamentos estão com as vítimas. 🙏
— Diego mello (@hdiegorj) October 28, 2026
Espanha: o que se sabe sobre a colisão entre os trens
O acidente ocorreu pela manhã em um trecho da linha de alta velocidade que liga Madri à Andaluzia. Informações preliminares indicam que a composição da Iryo estava parada ou em baixa velocidade quando sofreu o impacto do trem da Renfe.
Segundo a 'Reuters', uma falha de sinalização teria levado o primeiro trem a permanecer parado próximo a Toledo. A causa definitiva, contudo, ainda depende da investigação das autoridades. A força da batida, então, fez vagões saírem dos trilhos.
Imagens exibidas pela televisão regional Castilla-La Mancha mostraram partes das composições fora da via e destroços espalhados pela área próxima ao trecho ferroviário. Uma passageira, Eduarda, contou à rádio 'Cadena SER' que inicialmente pensou que a composição havia feito uma parada de emergência.
A dimensão do acidente só ficou evidente durante a evacuação. "Eu vi pessoas mortas", relatou. Jesús Pérez Martín, prefeito da cidade vizinha de Los Yébenes, também descreveu a gravidade da situação. "Eles estão me contando sobre mutilações e ferimentos muito graves", afirmou à 'RTVE'.
🚨 ÚLTIMA HORA - TRAGEDIA EN ESPAÑA 🇪🇸: Aumenta a 50 el número de muertos tras choque de trenes de alta velocidad en Toledo, España, hay más de 150 heridos, dos de los vagones cayeron por un terraplén después del accidente. https://t.co/qSWAafDgs6
— Eduardo Menoni (@eduardomenoni) October 28, 2026
Equipes de emergência reforçam atendimento às vítimas
O governo de Castilla-La Mancha ativou o plano regional de emergência após a colisão. Bombeiros, helicópteros, unidades móveis de terapia intensiva e equipes militares foram mobilizados. Ademais, um posto de comando foi instalado próximo ao local para coordenar o atendimento e as operações de resgate.
Em Urda, um espaço passou a receber passageiros retirados dos trens. A Cruz Vermelha ficou responsável por oferecer alimentação e apoio às pessoas que não precisavam de atendimento hospitalar imediato. O governo regional também pediu ajuda aos moradores para reforçar os estoques de sangue.
"Doem sangue. Hoje, a sua solidariedade é muito importante", afirmou em uma postagem no X.
¡INFORMACIÓN IMPORTANTE! 👇👇👇 https://t.co/CQfQeyZn9k
— Gobierno de Castilla-La Mancha (@gobjccm) October 28, 2026
Pedro Sánchez acompanha operação
O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, cancelou compromissos e informou em suas redes sociais que acompanha a situação junto às autoridades responsáveis pelo atendimento. "Permaneço em constante contato com o ministro dos Transportes, Oscar Puente, e com o presidente de Castela-La Mancha, Emiliano García-Page. Os serviços de emergência estão trabalhando no terreno para atender às pessoas afetadas e garantir sua segurança", declarou.
Consternado ante el grave accidente de trenes en Toledo. Permanezco en constante contacto con el ministro de Transportes, @oscar_puente_, y con el presidente de Castilla-La Mancha, @garciapage.
Los servicios de emergencia están trabajando sobre el terreno para atender a las personas afectadas y garantizar su seguridad, en coordinación con todas las administraciones implicadas.
Mi cariño, solidaridad y apoyo a todas las víctimas y sus familias.
— Pedro Sánchez (@sanchezcastejon) October 28, 2026
A Adif, responsável pela infraestrutura ferroviária do país, suspendeu o tráfego de alta velocidade no trecho afetado. A Renfe também interrompeu as viagens entre Madri, Ciudad Real e a Andaluzia, enquanto as equipes trabalham na retirada das vítimas, na liberação da via e na investigação do acidente.
Os aseguro , que ya no es SEGURO tomar el tren en ESPAÑA.
Vosotros mismos....👇🤔😶🫣😪😓😓😓 https://t.co/vZ9ybNavFX
— ROCH 🏧 📚 (@reyet) October 28, 2026