Milhares marcham em Lyon após morte de ativista de extrema-direita francês na semana passada

21 fev 2026 - 14h35

Milhares de pessoas marcharam no ‌sábado na cidade francesa de Lyon após o assassinato do ativista de extrema-direita Quentin Deranque, que foi espancado até a morte na semana passada por supostos ativistas de extrema-esquerda em um incidente que chocou ⁠a nação.

A polícia está preocupada que a marcha ‌em Lyon, onde há uma concentração de grupos de extrema-direita e antifascistas, possa se tornar violenta.

Publicidade

O ‌presidente francês Emmanuel Macron pediu ‌calma na manhã deste sábado, antes das manifestações, ⁠e disse que se reunirá com ministros para discutir todos os grupos violentos na próxima semana.

O ex-primeiro-ministro de centro-direita Dominique de Villepin chamou o assassinato de Deranque, 23, de "o momento Charlie Kirk da ‌França", referindo-se ao ataque a tiros contra o ativista conservador ‌norte-americano no ano ⁠passado.

Muitos manifestantes ⁠usavam máscaras cirúrgicas e óculos escuros para cobrir o rosto e ⁠gritavam "justiça para Quentin" ‌e "assassino antifa".

Sete pessoas estão ‌sob investigação formal por seu suposto envolvimento no assassinato de Deranque.

Publicidade

A organizadora da marcha é Aliette Espieux, uma ativista antiaborto, e alguns grupos ⁠de extrema-direita anunciaram que participaria. O partido de extrema-direita Reunião Nacional (RN) pediu a seus apoiadores que evitem manifestações por medo de distúrbios.

Havia também pequenos grupos gritando "somos todos antifascistas" ‌ao lado da marcha, e uma faixa com os dizeres "Lyon é antifa" foi hasteada em uma janela ⁠perto do início da marcha, segundo imagens da BFMTV.

O prefeito de Lyon, Gregory Doucet, tentou impedir a realização da marcha. Ele disse a repórteres neste sábado que estava preocupado com os pedidos para que grupos de extrema-direita franceses e europeus viajassem a Lyon para o evento.

De acordo com as autoridades locais, cerca de 3.200 pessoas estavam presentes na marcha de Lyon. Havia marchas menores planejadas em várias outras cidades francesas.

Publicidade
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se