A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, homenageou em Roma as quatro vítimas fatais da queda de um helicóptero militar italiano na Bósnia e Herzegovina, ocorrida na quinta-feira. O acidente com a aeronave da força da União Europeia em Gorica vitimou dois soldados, um médico e uma enfermeira da Cruz Vermelha, além de deixar 11 feridos. O caso é alvo de investigação da Promotoria Militar de Roma. Meloni pediu que a população leve flores ao Circo Máximo em solidariedade aos familiares.
A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, e o ministro da Defesa do país, Guido Crosetto, homenagearam nesta sexta-feira (30) as quatro vítimas do acidente com um helicóptero militar italiano na Bósnia e Hervegovina, ocorrido ontem.
Eles depositaram um buquê de rosas no Circo Máximo, em Roma, que receberá, no próximo dia 4 de novembro, o "Villagio della Difesa" ("Vila da Defesa", em tradução livre), evento que celebra o Dia da Unidade Nacional e das Forças Armadas.
A intenção de Meloni e Crosseto foi honrar a memória dos dois militares, de um médico e de uma enfermeira da Cruz Vermelha italiana que estavam em missão nos Balcãs.
"Simone, Claudio, Franco Adriano, Laura. Quatro vidas interrompidas enquanto serviam à Itália. Hoje meus pensamentos estão com eles e com aqueles que os amam", escreveu Meloni no X.
"Àqueles que decidirem visitar o Circo Máximo, peço um gesto simples: tragam uma flor. Por meio dessa flor, vocês estarão oferecendo seu afeto, seu respeito e sua gratidão à Itália, transmitindo às famílias dos nossos mortos em combate que uma nação inteira está ao lado delas", pediu a premiê, antes de concluir: "Simone, Claudio, Franco Adriano, Laura: não nos esqueceremos de vocês".
Na quinta-feira (29), um helicóptero italiano da Força Militar da União Europeia (Eufor) na Bósnia e Herzegovina caiu na cidade de Gorica. Além dos quatro mortos, o acidente também deixou 11 feridos, de acordo com o balanço atualizado.
Segundo o prefeito de Brcko, Sinisa Milic, a aeronave caiu em uma área desabitada, não muito longe das primeiras casas do povoado de Gorica, derramando muito combustível. Para evitar eventuais incêndios ou explosões, o Corpo de Bombeiros permaneceu no local durante horas.
A Promotoria Militar de Roma abriu hoje uma investigação para esclarecer as causas do acidente.