Macron diz que situação em Gaza é "intolerável" e espera discutir assunto com Netanyahu e Trump

16 mai 2025 - 17h52

O presidente da França, Emmanuel Macron, reafirmou nesta sexta-feira que a crise humanitária em Gaza é inaceitável e disse esperar discutir o assunto em breve com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

"A situação humanitária em Gaza é intolerável", disse Macron a jornalistas, durante reunião de líderes europeus na Albânia.

Publicidade

"Estamos atingindo um nível que nunca vimos antes, em termos de impacto humanitário, desde o início desta situação", disse o presidente francês.

Macron disse que a prioridade é obter um cessar-fogo nos combates entre Israel e o Hamas e restaurar o acesso à ajuda humanitária.

"Terei a oportunidade de falar sobre isso com o primeiro-ministro Netanyahu e também levantei a questão com o presidente Trump", disse ele.

Trump, que encerrou uma turnê pelo Oriente Médio nesta sexta-feira sem nenhum progresso aparente em direção a um novo cessar-fogo, à medida que Israel intensifica sua campanha militar, reconheceu a crescente crise de fome em Gaza e a necessidade de entrega de ajuda.

Publicidade
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações