Exatamente uma semana após se reunir com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o seu homólogo brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, fez comentários críticos sobre o posicionamento do americano em relação ao conflito no Oriente Médio.
"O que é a guerra com o Irã? A guerra com o Irã é a guerra que Trump inventou. Essa guerra está elevando os preços da gasolina e do diesel no mundo todo", declarou o petista durante uma visita à Bahia.
Apesar da crise global, Lula afirmou que, "aqui no Brasil, não vamos permitir que os preços dos combustíveis subam porque assumi a responsabilidade" de contê-los.
Durante o encontro na Casa Branca, o mandatário brasileiro disse ao republicano que se opõe à guerra e reiterou seu compromisso com a paz e o fim das hostilidades na região.
Nesse contexto, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, teria manifestado o interesse do país em atuar como facilitador de uma solução diplomática para o conflito durante uma reunião com seu homólogo iraniano, Abbas Araghchi, realizada na Índia. .