Donald Trump não gostou da resposta do Irã ao plano de paz proposto pelos Estados Unidos. Por meio da Truth Social neste domingo, 10, o presidente norte-americano definiu os termos apresentados por Teerã como inaceitáveis.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
“Acabei de ler a resposta dos chamados ‘representantes’ do Irã. Não gostei. Totalmente inaceitável!”, escreveu o Republicano.
A resposta iraniana foi entregue aos Estados Unidos por meio de intermediação do Paquistão. De acordo com a agência de notícias oficial Irna, os termos apresentados pelo Irã buscam, inicialmente, focar no fim da guerra.
Washington, por sua vez, também quer abordar negociações sobre outras questões, principalmente o programa nuclear iraniano.
Também neste domingo, o porta-voz da comissão de segurança nacional do Parlamento iraniano, Ebrahim Rezaei, afirmou que qualquer ataque norte-americano a navios no Golfo será respondido.
"Nossa contenção terminou, a partir de hoje. Qualquer ataque contra nossos navios desencadeará uma forte e decisiva resposta iraniana contra navios e bases americanos", disse.
No sábado, 9, a Marinha do Irã já havia declarado que responderia a possíveis novos ataques dos Estados Unidos a seus navios. Pouco depois, Trump publicou uma imagem com embarcações afundadas e escreveu “Marinha do Irã" na legenda.
A troca de ameaças aconteceu em meio a uma nova escalada de tensão entre os países, apesar do cessar-fogo. Na sexta-feira, 8, os Estados Unidos atacaram petroleiros no Estreito de Ormuz.
De acordo com as Forças Armadas norte-americanas, a ação mirou embarcações vazias que tentavam furar o bloqueio na região.