A nova secretária de imprensa do governo dos Estados Unidos, Katie Zacharia, foi demitida nesta sexta-feira, 16, após ter ficado cinco dias no cargo. A informação foi confirmada por fontes da Casa Branca ao jornal norte-americano The New York Times. O governo não se manifestou oficialmente sobre a questão até o momento, mas Donald Trump disse à imprensa nesta tarde que pediu para ela "reconsiderar" o trabalho.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Katie é ex-comentarista da Fox News e assumiu o posto para substituir Karoline Leavitt, que pediu demissão pra se dedicar à família.
Seus primeiros dias como nova secretária foram conturbados. Em sua primeira coletiva de imprensa, na terça-feira, 13, ela não conseguiu responder a perguntas de jornalistas. A coletiva, que costuma durar em torno de uma hora, se encerrou em cerca de 15 minutos.
Além disso, jornais norte-americanos publicaram que ela, que estava sendo apresentada como advogada, não tirou a licença para advogar. Apos isso, em entrevista, ela admitiu não ter passado na prova.
Katie se formou em Direito pela Universidade Pepperdine em 2011, mas não conseguiu se habilitar para exercer a profissão. Em nota, a organização de ética política Campaign for Accountability pediu para o caso ser investigado pela Ordem dos Advogados da Califórnia -- onde se intitular advogado sem licença configura crime.
Na última quinta-feira, 15, Katie compartilhou uma foto ao lado de Trump em suas redes sociais com a legenda: "Trabalhando para o melhor presidente de todos os tempos". Os comentários estão desativados na foto e ela não se pronunciou no perfil após a publicação.