Japão e EUA emitem alerta de tsunami após terremoto de grande magnitude na costa da Rússia

Terremoto de magnitude 8.8 atingiu a península de Kamchatka, na Rússia, nesta terça-feira, 29, e provocou tensão na região do Pacífico

29 jul 2025 - 22h30
(atualizado às 23h37)
Resumo
O Japão emitiu alerta de tsunami com evacuações após um terremoto de magnitude 8.8 na península de Kamchatka, Rússia, causando tensão no Pacífico.
Japão emite alerta de tsunami após terremoto de grande magnitude na costa da Rússia
Japão emite alerta de tsunami após terremoto de grande magnitude na costa da Rússia
Foto: Reprodução/NHK

Os governos do Japão e dos Estados Unidos emitiram alertas na noite desta terça-feira, 29, sobre o risco de tsunami após a ocorrência de um terremoto de magnitude 8.8 na península de Kamchatka, na Rússia. O tremor é o maior desde o de magnitude 9 que atingiu a região de Fukushima, no Japão, em 2011. 

No Japão, moradores das regiões que vão desde a ilha de Hokkaido, ao norte, até a prefeitura de Wakayama, a centenas de quilômetros ao sul, foram orientados a evacuar o litoral. 

Publicidade

A evacuação em território japonês foi reiterada pelo secretário-chefe de Gabinete Yoshimasa Hayashi: "Aqueles que estiverem perto da costa devem evacuar imediatamente para áreas mais altas ou prédios seguros nas áreas cobertas pelo alerta de tsunami. (...) Estejam cientes de que, após a onda inicial, a segunda e a terceira ondas de tsunami podem ser ainda maiores".

Os tremores de grande escala provocaram tensão por toda a região do Oceano Pacífico. O escritório de Administração de Emergências de Honolulu, capital do Havaí, nos Estados Unidos, orientou a evacuação das regiões costeiras do arquipélago estadunidense. 

O alerta também se estendeu à toda costa oeste dos EUA, informou o Serviço Nacional de Meteorologia estadunidense, com possibilidade de ondas de até três metros de altura. O presidente Donald Trump replicou o aviso em seu perfil nas redes sociais: 

"Devido a um grande terremoto ocorrido no Oceano Pacífico, um alerta de tsunami está em vigência para aqueles que moram no Havaí. Um aviso de tsunami está em vigência para o Alasca e para a Costa Oeste dos EUA. Japão também está no caminho do tsunami. Fiquem firmes e seguros", disse Trump. 

Publicidade

Terremoto de grande magnitude atinge a Rússia e dispara alertas de risco de tsunami pelo mundo
Video Player

Terremoto na Rússia

Um terremoto de grande magnitude atingiu a península de Kamchatka, na Rússia, na noite desta terça-feira, 29. Segundo o serviço geológico dos Estados Unidos, o terremoto marcou 8,7 pontos na escala Richter, perto das maiores marcas já registradas na história.

Após o terremoto, regiões costeiras de Kamchatka foram atingidas por um tsunami de aproximadamente 4 metros de altura, causando danos a construções e provocando a necessidade de evacuações, segundo a Reuters.

O governador de Kamchatka, Vladimir Solodov, disse que esse foi o terremoto mais forte da região em décadas. Cidades da região e a ilha de Sacalina estão retirando civis. As autoridades da região declararam que até o momento não há informações de feridos, mas uma escola de jardim de infância foi destruída. 

Publicidade

A região russa atingida é pouco povoada e faz parte da região do Círculo de Fogo do Pacífico, uma área do planeta com grande atividade sísmica e vulcânica, propensa ao surgimento de terremotos e tsunamis.

Após o terremoto, alertas de risco de tsunamis foram emitidos ao redor do mundo. Ilhas do Havaí e do Alaska, nos Estados Unidos, e a região costeira do Japão podem ser atingidas por ondas de tsunami.

"Com base em parâmetros preliminares do terremoto, perigosas ondas de tsunami difusas são possíveis", declarou o Pacific Tsunami Warning Center, serviço no Havaí [Estados Unidos] de monitoramento de tsunamis.

Terremoto de grande magnitude atinge a Russia
Foto: Reprodução/Google
Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações