Itamaraty diz não haver brasileiros entre vítimas e divulga telefones de emergência

Itamaraty afirma que não há registro de brasileiros entre as vítimas

26 ago 2026 - 16h19
(atualizado às 16h58)
Uma das hipóteses investigadas é que um terremoto tenha provocado uma avalanche de gelo e rochas no rio Lhende Khola, no Nepal
Uma das hipóteses investigadas é que um terremoto tenha provocado uma avalanche de gelo e rochas no rio Lhende Khola, no Nepal
Foto: Safal Prakash Shrestha/Anadolu via Getty Images

O Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) divulgou nesta quarta-feira, 26, telefones de emergência para prestar assistência a brasileiros que estejam no Nepal ou na Região Administrativa Autônoma do Tibete, na China. A região foi atingida por fortes inundações e deslizamentos de terra após um terremoto registrado na terça-feira, 26.

Segundo as autoridades locais, pelo menos 160 pessoas morreram após as fortes inundações atingirem a região do Himalaia, na fronteira entre o Nepal e o Tibete. Até o momento, não há registro de brasileiros entre as vítimas, segundo o Ministério das Relações Exteriores

Publicidade
Veja imagens da enchente em rio que devastou o Nepal
Video Player

Em nota, o Itamaraty afirmou ter recebido "com consternação" a notícia da tragédia. A pasta informou que as embaixadas brasileiras em Katmandu, no Nepal, e em Pequim, na China, estão acompanhando a situação. 

Brasileiros que estejam no Nepal e enfrentem uma situação de emergência podem procurar o plantão consular da Embaixada do Brasil em Katmandu pelo telefone +977 9801032381.

Na Região Administrativa Autônoma do Tibete, na China, o atendimento de emergência é feito pelo plantão consular da Embaixada do Brasil em Pequim, pelo número +86 138 0121 0722.

O Itamaraty também disponibiliza um plantão consular geral para brasileiros que precisem de assistência no exterior. O telefone é +55 (61) 98260-0610.

Publicidade
Fonte: Portal Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se