Homem morre baleado durante ação de agentes de imigração em Minneapolis

Vítima foi atingido várias vezes no peito e levado ao hospital, mas não resistiu

24 jan 2026 - 14h53
(atualizado às 15h00)
Resumo
Homem de 51 anos morre após ser baleado durante operação do ICE em Minneapolis; caso adiciona tensão a protestos locais contra repressão a imigrantes.
Um homem de 51 anos foi atingido por agentes federais de imigração e não resistiu
Um homem de 51 anos foi atingido por agentes federais de imigração e não resistiu
Foto: Getty Images

Um homem morreu neste sábado, 24, após ser baleado durante uma operação do Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE, na sigla em inglês) numa rua de Minneapolis, que fica no estado de Minnesota, nos Estados Unidos

Segundo a imprensa local, um oficial do Departamento de Segurança Interna disse que a vítima, de 51 anos, portava "uma arma de fogo e dois carregadores".

Publicidade

De acordo com testemunhas ouvidas pelo jornal "The Minnesota Star Tribune", o homem foi atingido várias vezes no peito e levado ao hospital, mas não resistiu.

O jornal local publicou um vídeo feito por uma testemunha, de dentro de um café, que mostra ao menos sete agentes tentando imobilizar o homem. Eles o derrubam no chão, e um deles faz os disparos.

O governador de Minnesota, Tim Walz, afirmou ter conversado com a Casa Branca sobre o que chamou de "mais um tiroteio horrível por agentes federais" e exigiu que o presidente Donald Trump retire "milhares de tropas violentas e sem treinamento" do Estado.

"Acabei de falar com a Casa Branca após outro tiroteio horrível esta manhã. Minnesota não aguenta mais. Isso é nauseante. O presidente deve encerrar esta operação. Retire agora as milhares de tropas violentas e sem treinamento de Minnesota", escreveu Walz.

Publicidade

Manifestação

O incidente ocorre em meio a tensões em Minneapolis. Manifestantes tem se reunido diariamente nas Cidades Gêmeas desde 7 de janeiro, quando Renee Good, de 37 anos, foi fatalmente baleada por um agente do Serviço de Imigração e Alfândega.

Na sexta-feira, 23, milhares de manifestantes protestando contra a repressão aos imigrantes lotaram as ruas da cidade em clima gelado, pedindo que a aplicação da lei federal deixasse a área.

Durante as manifestações, agentes federais têm se confrontado repetidamente com membros da comunidade e ativistas que acompanham seus movimentos.

Fonte: Portal Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações