Trump ameaça o Canadá com tarifas de 100% em caso de acordo comercial com a China

O presidente americano Donald Trump ameaçou neste sábado (24) impor tarifas de 100% ao Canadá caso Ottawa firmasse um acordo comercial com a China. Tal acordo, disse o presidente ao premiê Mark Carney, colocaria o país em perigo.

24 jan 2026 - 15h04

"Se o 'governador' Carney acha que vai transformar o Canadá em um 'porto de depósito' para que a China envie bens e produtos aos Estados Unidos, ele está profundamente enganado", escreveu Trump em sua rede Truth Social. O presidente americano chamou o premiê canadense de "governador" porque já propôs transformar o Canadá no 51º estado americano.

Trump ameaçou impor tarifa de 100% ao Canadá caso Ottawa fechasse um acordo comercial com a China.
Trump ameaçou impor tarifa de 100% ao Canadá caso Ottawa fechasse um acordo comercial com a China.
Foto: AFP - MANDEL NGAN,FABRICE COFFRINI / RFI

"A China vai devorar o Canadá inteiro, destruir suas empresas, seu tecido social e seu modo de vida em geral. Se o Canadá fechar um acordo com a China, será imediatamente atingido por uma tarifa de 100% sobre todos os bens e produtos canadenses que entrarem nos Estados Unidos", acrescentou.

Publicidade

Caso Trump coloque sua nova ameaça em prática, as tarifas aplicadas aos produtos canadenses aumentariam consideravelmente e poderiam ampliar a pressão sobre setores industriais como metalurgia, automotivo e de máquinas pesadas.

Durante uma recente visita à China, Mark Carney afirmou que Pequim era um "parceiro confiável e previsível". Em Davos, no Fórum Econômico Mundial, ele incentivou dirigentes europeus a buscar investimentos junto à segunda maior economia do mundo.

Trump cancela convite para integrar Conselho de Paz

Na quinta-feira (22), Trump cancelou o convite feito ao Canadá para integrar seu "Conselho da Paz", iniciativa destinada a resolver conflitos internacionais. A reviravolta ocorreu após o discurso de Mark Carney em Davos. Em sua fala, ele denunciou abertamente a instrumentalização da integração econômica e das tarifas pelas grandes potências.

Trump também afirmou em Davos que o Canadá "vive graças aos Estados Unidos", declaração rejeitada por Carney. "O Canadá e os Estados Unidos construíram uma parceria notável nos planos econômico, de segurança e cultural", respondeu Carney, na cidade de Québec. "O Canadá não vive graças aos Estados Unidos. O Canadá prospera graças à identidade canadense", acrescentou.

Publicidade

Com agências

A RFI é uma rádio francesa e agência de notícias que transmite para o mundo todo em francês e em outros 15 idiomas.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações