Ucrânia: milícias pró-russas cortam canais de TV em Donetsk

Segundo separatistas, as emissoras incitavam a violência e divulgavam informações falsas sobre as atividades na cidade

6 jun 2014 - 10h52

Um dos maiores provedores de TV a cabo da Ucrânia anunciou nesta sexta-feira o corte de cinco canais ucranianos na região de Donetsk, imersa em combates entre as milícias pró-russas e o Exército, por exigência dos separatistas.

"A companhia Matrix, por exigência da (autoproclamada) 'república popular de Donetsk', se vê obrigada a desligar as emissoras de televisão Canal 5, 1+1, Canal Donbass, UBR e News 24, assinalou a companhia em comunicado.

Publicidade

Os insurgentes argumentam essa decisão com a necessidade de pôr fim à "difusão da informação emitida por alguns canais que instigavam a hostilidade entre russos e ucranianos, propagando o ódio social e étnico", segundo a nota divulgada.

Além disso, segundo os separatistas, estes canais incitavam a violência e divulgavam "informações falsas sobre as atividades da 'república popular de Donetsk'".

O partido separatista advertiu a empresa e alegou que não poderia "garantir o bom estado de suas propriedades e a segurança de seu pessoal" no caso de uma recusa à ordem emitida.

"Por essa razão, cumprimos a exigência interposta pela 'república popular de Donetsk' e suspendemos a transmissão de cinco canais", resumiu a empresa em comunicado.

Publicidade

Separatistas no controle

Os insurgentes separatistas do leste do país afirmam que controlam entre 150 e 200 quilômetros da fronteira entre Ucrânia e Rússia depois que os guardas fronteiriços ucranianos abandonaram nas últimas 48 horas pelo menos quatro passagens na região rebelde de Lugansk.

<p>Separatistas do leste afirmam que controlam entre 150 e 200 quilômetros da fronteira entre Ucrânia e Rússia. Na foto, um rebelde pró-Rússia monta guarda em um posto de controle no leste da cidade ucraniana de Kramatorsk, em 4 de junho</p>
Separatistas do leste afirmam que controlam entre 150 e 200 quilômetros da fronteira entre Ucrânia e Rússia. Na foto, um rebelde pró-Rússia monta guarda em um posto de controle no leste da cidade ucraniana de Kramatorsk, em 4 de junho
Foto: Reuters

"O Exército Sudeste (braço armado dos insurgentes na região) controla hoje 150-200 quilômetros da fronteira com a Rússia. Não deixaremos que nos cerquem", disse o primeiro-ministro da autoproclamada república popular de Lugansk, Vasyl Nikitin, em entrevista publicada hoje no jornal russo Komsomolskaya Pravda.

O Serviço de Guarda Fronteiriça da Ucrânia (SGU) perdeu o controle sobre várias passagens, vigiados agora pelos milicianos, como se pode ver em imagens emitidas nas últimas horas por canais de televisão russos.

"Podemos nos defender durante muito tempo. Estamos preparando refúgios subterrâneos e os abastecemos com água", ressaltou Nikitin.

As autoridades ucranianas fecharam na última quinta-feira, 5, três pontos fronteiriços em Lugansk, palco nesta semana dos combates mais sangrentos entre forças governamentais e rebeldes pró-Rússia.

Publicidade

Os serviços fronteiriços pediram ao governo que mobilize as Forças Armadas, a Guarda Nacional e a polícia para controlar a fronteira, por onde Kiev suspeita que estejam entrando mercenários russos que tême entrado em confronto com as forças governamentais.

Ucrânia x Rússia: compare o poder bélico dos dois países

  
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações