Reino Unido: Torre de Londres é atacada com crumble de maçã e creme inglês; quatro presos

A Torre de Londres, um dos marcos históricos mais populares da capital britânica, foi parcialmente fechada neste sábado (6) depois que manifestantes atiraram alimentos contra uma vitrine que exibia uma parte das Joias da Coroa britânica.

6 dez 2025 - 14h27

As peças da Coroa Imperial guardadas ali, usadas por Charles III no dia de sua coroação, foram alvo de um grupo que protestou atirando creme inglês e uma sobremesa na vitrine.

Os quatro visitantes vestidos de preto atiraram uma lata de creme e um crumble na Coroa Imperial do Estado, a joia mais simbólica da Torre de Londres, relata a correspondente da RFI na capital britânica, Emeline Vin.

Publicidade

Foi um ato simbólico e irônico, já que, em inglês, "crumble" se refere à sobremesa britânica, mas o verbo "to crumble" também significa "desmoronar".

As autoridades indicaram que foram atirados alimentos contra a vitrine que protege a Coroa do Estado, uma das peças mais emblemáticas do tesouro real, antes de dois dos envolvidos fugirem do local.

A Coroa Imperial contém 2.868 diamantes, 17 safiras, 11 esmeraldas, quatro rubis e 269 pérolas, pesa mais de um quilo e ainda é usada para coroações.

"Retomar o poder"

Enquanto os seguranças pediam reforços, dois jovens gritavam. Uma mulher bradou: "A democracia desmoronou. Pessoas sem-teto estão morrendo nas ruas; esta é a época mais perigosa do ano para elas. E, enquanto isso, os ricos estão lucrando horrores. É repugnante."

Ao lado dela, um homem acrescentou: "Nosso país não funciona mais. Viemos às Joias da Coroa hoje para retomar o poder. Junte-se a nós no movimento Take Back Power."

Publicidade

O grupo Take Back Power é um novo movimento de desobediência civil, lançado esta semana. Seus membros reivindicam a criação de uma assembleia cidadã e a taxação dos mais ricos.

Na quarta-feira (3) alguns deles despejaram quilos de esterco de cavalo em frente à árvore de Natal do luxuoso hotel Ritz, no centro de Londres, para denunciar a desigualdade.

As quatro pessoas presas neste sábado podem ser acusadas de danos ao patrimônio e correm o risco de prisão.

No ano passado, dois ativistas ambientais foram condenados a 20 e 24 meses de prisão por jogarem sopa de tomate na pintura "Girassóis", de Vincent van Gogh.

(Com AFP)

Publicidade
A RFI é uma rádio francesa e agência de notícias que transmite para o mundo todo em francês e em outros 15 idiomas.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações