Raio que matou brasileiro em trilha no Peru também fraturou o pescoço de seu amigo

James Fernandez, de 41 anos, é da Flórida e teve múltiplas fraturas após a descarga elétrica; ele segue em recuperação

3 dez 2025 - 15h40
(atualizado às 16h15)
O raio atingiu Yuri Botelho (à esquerda) e James (à direita) em Machu Picchu, enquanto eles viajavam com suas companheiras e filhos no feriado de Ação de Graças
O raio atingiu Yuri Botelho (à esquerda) e James (à direita) em Machu Picchu, enquanto eles viajavam com suas companheiras e filhos no feriado de Ação de Graças
Foto: Reprodução/GoFundMe

O mesmo raio levou o brasileiro Yuri Pereira Botelho à morte durante uma trilha em Machu Picchu, no Peru, também atingiu um amigo que o acompanhava. rata-se de James Fernandez, de 41 anos, professor na Flórida. Segundo a imprensa internacional, ele quebrou o pescoço ao cair após o impacto da descarga elétrica, passou por uma cirurgia de emergência e segue em recuperação. 

Yuri, James e um guia faziam a trilha de bicicleta no feriado de Ação de Graças, conhecido como Thanksgiving, na última quarta-feira, dia 26. O guia sobreviveu, apesar dos ferimentos, e foi ele quem conseguiu pedir ajuda após o impacto da descarga elétrica, segundo relatos.

Publicidade

Já o brasileiro, Yuri, morreu no local após ser atingido pelo raio. Ele era natural de São Mateus, no litoral norte do Espírito Santo, e atuava como engenheiro da prefeitura de St. Louis, em Minnesota, nos Estados Unidos. Ele deixou esposa e um filho de 1 ano.

James sobreviveu e segue em recuperação. Segundo informações do jornal local da Fox News, ele sofreu múltiplas fraturas no pescoço e lesões na medula espinhal, tendo passado por uma cirurgia de emergência ainda no Peru. A família do professor agora faz uma arrecadação online para que consigam pagar sua transferência para Flórida.

"Tanto James quanto Yuri são igualmente aventureiros e adoram o ar livre. Eles acabaram participando de um passeio de mountain bike de descida com um guia que haviam contratado lá. E o que aconteceu foi uma tragédia”, disse Bryan Lieberman, amigo de James, ao veículo.

A ‘vaquinha’ foi aberta no início deste mês de dezembro por meio da plataforma GoFundMe. Até a publicação desta matéria, cerca de mil pessoas já se juntaram à causa, doando mais de U$S 140 mil dólares. A expectativa é que, no total, a família consiga U$S 500 mil dólares para bancar as despesas com a transferência para seu país e os procedimentos de reabilitação.

Publicidade

James é pai de dois filhos pequenos. Ele estava com a esposa e um dos filhos, que era recém-nascido, na viagem. Ele é professor de ciência na Palm Harbor Middle School, escola de Ensino Fundamental na Flórida.

Balão cai dentro de condomínio em SP e assusta moradores
Video Player
Fonte: Portal Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se