Os Estados Unidos anunciaram uma série de ataques contra o grupo jihadista Estado Islâmico em todo o território da Síria neste sábado, 10. A ofensiva faz parte da Operação Hawkeye, revelada em 19 de dezembro pelo presidente Donald Trump.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Segundo comunicado divulgado pelo comando militar americano no X (antigo Twitter), a ação foi uma resposta direta a um ataque ocorrido em 13 de dezembro, na cidade de Palmira, no centro do país.
A nota oficial não detalha os locais exatos atingidos nem informa se houve mortos ou feridos no território sírio em decorrência dos bombardeios. De acordo com a agência de notícias Reuters, o Pentágono não comentou a ofensiva, enquanto o Departamento de Estado não respondeu aos questionamentos sobre a operação.
O ataque que motivou a nova ação militar ocorreu em 13 de dezembro, quando um camboio das forças americanas e sírias foi alvo de um ataque atribuído ao Estado Islâmico em Palmira. Na ocasião, dois soldados do Exército dos Estados Unidos e um intérprete civil morreram. Outros três militares americanos ficaram feridos.
Ainda segundo o Exército dos EUA, o agressor responsável pelo ataque ao comboio foi morto no local.