Obama diz que outros seriam "mais qualificados" para Nobel

10 dez 2009 - 08h51
(atualizado às 10h35)

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmounesta quinta-feira que outros candidatos poderiam ser "mais qualificados" do que ele para o Prêmio Nobel da Paz, que ele receberá hoje em cerimônia no auditório municipal de Oslo.

Obama assina livro de visita do Instituto Nobel
Video Player

Em uma breve entrevista coletiva junto com o primeiro-ministro norueguês, Jens Stoltenberg, Obama se referir, assim, às críticas de muitos que consideram a concessão do prêmio prematura, já que o presidente americano está há apenas 11 meses no cargo.

Publicidade

"Não resta dúvida de que há outros candidatos que poderiam estar mais qualificados do que eu", disse o presidente americano, acrescentando que seu objetivo não é "ganhar um concurso de popularidade", mas promover os interesses de seu país.

Obama disse que a concessão do prêmio lhe serve de estímulo para continuar seu trabalho em assuntos que são importantes para os EUA e para tentar conseguir uma paz e segurança duradouras no mundo.

Se for bem-sucedido, ressaltou, todas as críticas que está recebendo agora pela concessão do prêmio serão caladas. Neste sentido, citou entre suas prioridades a luta contra a proliferação nuclear e a mudança climática, e a estabilização do Afeganistão.

Obama, que na semana passada ordenou o envio de mais 30 mil soldados ao Afeganistão, ressaltou que "não há nada ambíguo" na data que fixada para começar a saída das tropas americanas desse país, em julho de 2011.

Publicidade

Oprimidos do mundo

Ao assinar o livro de convidados do Instituto Nobel, uma tradição entre os premiados, Obama felicitou o Comitê Nobel por "dar voz aos que não têm e aos oprimidos do mundo". O presidente americano receberá o Nobel da Paz em uma cerimônia solene no auditório municipal da capital norueguesa.

Uma multidão esperava o presidente em sua chegada ao instituto, com música, bandeiras e um cartaz escrito em inglês: "Você ganhou o Nobel, agora o mereça". No recinto onde se reúne o Comitê Nobel, decorado com fotos e emblemas de premiados anteriores, Obama se sentou em uma mesa oval para assinar o livro de convidados, ao lado da esposa, Michelle Obama.

O presidente assinou um parágrafo de sete linhas, enquanto a mulher - com um vestido cinza enfeitado com um broche de prata - brincava: "o que está escrevendo, um livro? Minha dedicatória não será tão longa".

Obama especificou que tinha "felicitado o Comitê por seu trabalho não só a favor da paz, mas também para dar voz aos que não a têm e aos oprimidos do mundo".

Publicidade

Em declarações à imprensa que o acompanha, citou o exemplo do defensor dos direitos civis para os negros Martin Luther King, para evidenciar que a concessão do prêmio "elevou seu prestígio nos EUA de modo que o permitiu ser mais efetivo".

Após a breve visita ao instituto, Obama se reuniu com o primeiro-ministro norueguês, Jens Stoltenberg, antes de ser recebido, junto com a primeira-dama, pelos reis da Noruega, Harald e Sonja.

O primeiro-ministro norueguês disse que a concessão do Nobel a Obama é "merecida e importante". "Não posso pensar em outra pessoa que tenha feito mais pela paz ao longo deste ano que se passou", disse Stoltenberg.

A cerimônia de entrega do Nobel começará às 13h (10h de Brasília) no auditório municipal de Oslo. A chegada do presidente a Oslo ocorreu em meio a fortes medidas de segurança, na operação de maiores dimensões já desenvolvida na Noruega e que teve custo de quase 92 milhões de coroas (US$ 16 milhões).

Publicidade

Cerca de 2,5 mil policiais estão mobilizados e foram colocadas barreiras ao longo das principais avenidas da cidade.

  
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações