BRUXELAS, 9 Jun (Reuters) - A Espanha fará "em breve" um pedido formal de ajuda aos países da zona do euro e receberá logo depois disso até 100 bilhões de euros, disseram neste sábado os 17 ministros das Finanças da região de moeda única.
Após uma reunião de quase três horas, os ministros disseram que a ajuda financeira poderá vir de qualquer mecanismo de resgate da zona do euro -o Fundo Europeu de Estabilização Financeira ou o Mecanismo Europeu de Estabilidade- e se destinará aos bancos em pior situação.
"O Eurogrupo recebeu a informação de que o governo espanhol apresentará um pedido formal em breve e quer responder favoravelmente a este pedido", afirmou o comunicado.
"O valor do empréstimo deve cobrir as necessidades de capital estimadas e um valor adicional de segurança, estimados em até 100 bilhões de euros", acrescentou.
A Espanha está esperando os resultados de uma auditoria independente para saber a necessidade de capital dos bancos. Os trabalhos devem ficar prontos até 21 de junho, segundo autoridades.
Assim que o país fizer o pedido, o dinheiro irá para o fundo de restruturação do setor bancário da Espanha e o governo espanhol "terá toda a responsabilidade sobre a ajuda financeira", segundo o comunicado.
O Fundo Monetário Internacional (FMI) vão contribuirá para o plano de resgate, mas foi convidado "para ajudar a implemetação e o monitoramento da ajuda financeira com pareceres regulares".