Conservadores alemães elegem Friedrich Merz como líder da CDU

Político promete 'novo começo' após derrota eleitoral em 2021

22 jan 2022 - 11h20
(atualizado às 12h05)

A União Democrata-Cristã (CDU) elegeu Friedrich Merz como seu novo presidente neste sábado (22). O advogado de 66 anos obteve 94,62% dos votos (915 dos 983 delegados) e prometeu um "novo começo" após a derrota eleitoral em 2021.

Merz prometeu 'novo início' para CDU
Merz prometeu 'novo início' para CDU
Foto: EPA / Ansa - Brasil

O político substituirá Armin Laschet, que perdeu a disputa para ser o novo chanceler alemão em setembro e manter a CDU no poder mesmo com a saída de Angela Merkel após 14 anos. No pleito, a vitória ficou com o Partido Social-Democrata (SPD), de Olaf Scholz, que formou um governo com o Partido Democrático Liberal (FDP) e Os Verdes.

Publicidade

"Nós sofremos uma pesada derrota nas eleições, mas não perdemos a confiança em nós mesmos. Precisamos imaginar como será um governo do futuro. Não nos iludamos, a estrada é longa, e isso não depende só de nós, mas também de nós. Se nós brigarmos, se dermos uma imagem pouco clara, se não estivermos à altura dos tempos, dos temas, a estrada será ainda mais longa e também nós não chegaremos", destacou durante seu discurso virtual.

Merz afirmou que "se todos ficarem abertos e interessados nas discussões e na gestão ativa no nosso país e na UE, e à melhoria das condições de vida de nossa gente, poderemos ter um novo início e uma nova chance". .

  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se