Conclave deve durar no máximo três dias, projeta cardeal indonésio

Escolhido por Francisco, o cardeal Suharyo Hardjoatmodjo se mostrou otimista quanto à celeridade do processo em conversa com a imprensa

5 mai 2025 - 10h22
(atualizado às 11h25)
O cardeal
O cardeal
Foto: Franco Origlia /GettyImages

O Conclave, rito para a escolha do novo papa, deve durar de dois a três dias, segundo projetado pelo cardeal indonésio Suharyo Hardjoatmodjo. O religioso conversou com a imprensa na manhã desta segunda-feira, 5, em Roma, a dois dias do início do Conclave.

O cardeal se mostrou otimista em relação à celeridade do processo, que não tem data para terminar. A regra que dita o fim do Conclave e a escolha do novo papa é que o nome do escolhido precisa obter uma maioria de dois terços dos cardeais votantes.

Publicidade

Segundo a Santa Sé, o Conclave mais longo da história teve início em 1268 e durou dois anos, nove meses e dois dias. Já as votações mais recentes, que escolheram Francisco e Bento XVI, duraram dois dias. 

Nomeado pelo papa Francisco como cardeal em 2019, Hardjoatmodjo preferiu não opinar sobre os traços que o próximo pontífice deverá manter do seu antecessor. "Existiram muitos papas antes de Francisco", disse. Em síntese, para o cardeal, um papa precisa ser alguém que una a Igreja Católica na fé.

Suharyo Hardjoatmodjo é o terceiro cardeal da história da Indonésia, tendo iniciado os estudos para se ordenar aos 11 anos de idade. Hoje com 74 anos, Hardjoatmodjo é um dos 133 cardeais abaixo dos 80 anos que participarão do Conclave.

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações