Câmara dos EUA aprova projeto que exige cidadania americana nas eleições de meio de mandato

11 fev 2026 - 21h42

A ‌Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, controlada pelos republicanos, votou nesta quarta-feira uma proposta que exige a comprovação de cidadania norte-americana para participação nas eleições intermediárias de ⁠novembro, o que, segundo democratas, deve ‌impor encargos desnecessários aos eleitores e concentrar o poder eleitoral nas mãos do ‌presidente Donald Trump.

Os parlamentares ‌aprovaram por 218 votos a 213 ⁠o projeto de lei Save America, com apenas um democrata se juntando aos republicanos para apoiar a medida. O texto segue ao Senado, liderado pelos ‌republicanos, mas não deve obter a maioria ‌de 60 ⁠votos necessária ⁠para sua aprovação.

Publicidade

O projeto de lei é a ⁠versão mais ‌recente de legislação ‌eleitoral que surgiu pela primeira vez durante a campanha presidencial de 2024, impulsionada pelas falsas alegações de Trump ⁠de que um grande número de pessoas em situação irregular no país teria votado nas eleições federais.

Medida semelhante foi aprovada duas ‌vezes pela Câmara — em abril passado e em 2024 —, mas acabou sendo rejeitada ⁠no Senado.

A votação na Câmara ocorre uma semana após Trump pedir aos republicanos que "assumissem o controle" das eleições em mais de uma dúzia de locais.

O projeto exige comprovação de cidadania no momento do registro para votar nas eleições de meio de mandato e impõe penalidades criminais a funcionários eleitorais que registrarem qualquer pessoa sem a documentação exigida.

Publicidade
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações