Uma antiga casa romana com mais de 2.000 anos foi aberta ao público, mas seus espetaculares mosaicos, afrescos e decorações em estuque serão acessíveis somente por meio de visitas guiadas remotas e transmitidas pela internet.
A "Casa dos Grifos", que recebeu esse nome devido às decorações com a criatura lendária em um de seus quartos, era uma residência aristocrática no Monte Palatino, que fica entre o Coliseu e a arena Circus Maximus.
Datada dos séculos 2 e 1 a.C., é uma das residências mais antigas da era republicana de Roma. Ela foi parcialmente destruída pelas fundações de um palácio construído acima dela, mas dois andares sobreviveram.
Pouco resta do andar térreo, além de vestígios do átrio, com uma piscina e mosaicos. O andar subterrâneo, no entanto, está repleto de maravilhas, mas é acessível apenas por uma escada perigosamente íngreme e estreita.
Isso o torna inadequado para visitas em massa. Por isso o Parque Arqueológico do Coliseu teve a ideia de um "sistema de visitas guiadas transmitidas ao vivo", disse a líder do projeto e arqueóloga Federica Rinaldi.
Os visitantes são obrigados a permanecer em uma sala enquanto um guia desce as escadas com uma câmera móvel presa à testa, transmitindo de volta para o andar de cima o que está vendo, projetado em uma parede, e com a explicação de um especialista.
Anteriormente, a casa era acessível apenas a acadêmicos e pesquisadores, mediante solicitação. As novas visitas guiadas remotas estão sendo introduzidas após o trabalho de restauração financiado pelos fundos de recuperação pós-Covid da União Europeia.