Um avião com 15 pessoas caiu no nordeste da Colômbia, nesta quarta-feira, 28, e deixou nenhum sobrevivente, conforme o Clarín. A aeronave, operada pela companhia estatal Satena, havia decolado de Cúcuta com destino a Ocaña, em um trajeto curto, de cerca de 25 minutos, mas perdeu contato com o controle aéreo poucos minutos antes do pouso previsto.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Segundo as autoridades, o avião transportava 13 passageiros e dois tripulantes. Entre as vítimas, estão o congressista Diógenes Quintero e o candidato Carlos Salcedo. Eles viajavam com membros de suas equipes de imprensa. Também estavam a bordo um ex-vereador de Ocaña, Juan David Pacheco Mejía, sua esposa, além de um médico neurocirurgião e um comerciante.
Se encontró el avión de Satena desaparecida en el Catatumbo.
Accidentada en una de las montañas de la zona pic.twitter.com/pkIoo7Glro
— R e n e e O r o z c o (@RNEE_O) January 28, 2026
O último contato da aeronave com o controle de tráfego aéreo ocorreu ainda pela manhã, quando sobrevoava uma região montanhosa do norte de Santander, próxima à fronteira com a Venezuela. Pouco depois, o avião desapareceu dos radares.
Pela tarde, moradores da zona rural localizaram os destroços em uma área de difícil acesso em Curasica. A Satena explicou que o voo decolou dentro do horário previsto e que a aeronave tinha pouso programado para pouco depois do meio-dia. Em nota, conforme o Clarín, a empresa afirmou que a autonomia de voo se esgotou e que a baliza de emergência não chegou a ser acionada, o que dificultou a localização do avião.
A ministra dos Transportes da Colômbia, María Fernanda Rojas, afirmou que a Aeronáutica Civil abriu uma investigação para apurar as causas do acidente. O avião envolvido no acidente é um Beechcraft 1900, modelo bimotor turboélice utilizado em voos regionais, fabricado nos Estados Unidos.