Brasileiro Matheus Silveira, detido pelo ICE nos EUA durante entrevista para obtenção de visto permanente, foi transferido sem informações sobre seu paradeiro, deixando-o incomunicável, relata sua esposa.
Hannah Silveira, esposa do brasileiro Matheus Silveira, 30, detido por agentes do Serviço de Imigração e Controle de Alfândegas dos Estados Unidos (ICE) durante uma entrevista para obtenção do visto permanente, relatou que o marido foi transferido sem que recebesse informações sobre seu paradeiro.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Em vídeo publicado nas redes sociais na segunda-feira, 26, a norte-americana disse que os agentes de imigração falaram que "não sabiam" onde Matheus estava quando ela tentou contato com o marido. Hannah afirma que a última vez que conseguiu falar com o marido foi na noite de domingo, 25.
Segundo a esposa, os detidos utilizam um aplicativo para se comunicar com familiares. Ao tentar enviar uma mensagem na manhã de segunda-feira, a conta de Matheus havia sido desativada.
Hannah contou ainda que colegas de cela do brasileiro ligaram informando que ele foi levado para a Louisiana no meio da noite.
Matheus Silveira foi detido no escritório do Serviço de Cidadania e Imigração dos EUA em San Diego, na Califórnia, em 24 de novembro, durante uma entrevista para obtenção do visto de residência permanente, o green card.
"Era a última etapa antes de ele ter a residência permanente aprovada", afirmou a esposa do brasileiro. Hannah contou que o pedido de residência chegou a ser aprovado, mas a agente responsável pelo processo o interrompeu abruptamente e afirmou que 'pessoas no corredor' queriam conversar com Matheus.
Pouco depois, quatro agentes do ICE entraram no escritório, agarraram e colocaram o brasileiro contra a parede. Em seguida, Matheus foi algemado e levado sob custódia, sob o argumento de que ele tinha um mandado de prisão em aberto.
Quem é Matheus Silveira
Natural do Rio de Janeiro, Matheus Silveira morava com a esposa, Hannah, em San Diego, na Califórnia. O casal, que celebrou o matrimônio em 2024, planejava se mudar para Minnesota e abrir o próprio negócio após a conclusão do processo de residência permanente do brasileiro.
Em entrevista ao Newsweek, Hannah contou que o visto de estudante de Matheus havia vencido durante a pandemia de covid-19. Com a prisão, o casal agora planeja reestruturar a vida no Brasil.
Segundo o Departamento de Segurança Interna, ele tem passagem por dirigir sob influência de álcool em Nevada, episódio que, segundo a esposa, ocorreu quando ele tentava levar um amigo embriagado para casa.