Venezuela: oposição bloqueia ruas em protesto contra votação

28 jul 2017 - 19h36
(atualizado às 19h56)
Manifestantes protestam contra Maduro em Caracas
 28/7/2017    REUTERS/Carlos Garcia Rawlins
Manifestantes protestam contra Maduro em Caracas 28/7/2017 REUTERS/Carlos Garcia Rawlins
Foto: Reuters

Simpatizantes da oposição da Venezuela bloquearam ruas nesta sexta-feira como parte de uma mobilização contra um super-órgão legislativo a ser eleito no domingo, que críticos dizem ser um plano do presidente Nicolás Maduro para criar uma ditadura.

A iminente eleição de uma Assembleia Constituinte foi amplamente condenada por países como um enfraquecimento da governança democrática no país membro da Opep, que também luta contra uma debilitante crise econômica.

Publicidade

A moeda da Venezuela enfraqueceu para 10 mil bolívares por dólar nesta sexta-feira. A moeda caiu mais de 99 por cento contra o dólar desde que Maduro assumiu o poder, em abril de 2013.

"Se essa eleição acontecer no domingo, perdemos tudo. Perdemos a Venezuela", disse uma mulher de 23 anos que se identificou como estudante e que cobria o rosto para se defender do gás lacrimogêneo lançado pela polícia.

Os Estados Unidos sancionaram nesta semana um grupo de autoridades do governista Partido Socialista em meio a alertas de mais medidas econômicas caso a votação siga adiante, e a embaixada dos EUA ordenou que familiares de funcionários deixem o país.

Maduro diz que a Assembleia de 545 membros, que terá poder de reescrever a Constituição e dissolver instituições estatais, levará paz ao país após quatro meses de protestos da oposição, nos quais mais de 110 pessoas morreram.

Publicidade

A oposição disse para apoiadores enviarem recados e comprarem comida na manhã desta sexta-feira, após uma greve nacional de dois dias, e começar a bloquear ruas após o meio dia.

"O povo continua nas ruas! Neste (28 de julho) iremos rejeitar a fraude constitucional com uma tomada da Venezuela!", disse a coalizão da oposição Unidade Democrática em publicação no Twitter.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se