Jogadora de futebol é morta pelo marido na Argentina; atleta já tinha denunciado agressões

Suspeita é de que companheiro de Florencia Guiñazú cometeu o crime e depois tirou a própria vida

8 abr 2024 - 13h11
(atualizado às 13h25)
Resumo
A jogadora de futebol Florencia Guiñazu foi encontrada morta em casa aos 30 anos. O corpo do marido também foi identificado pela polícia no mesmo local. A suspeita é que o companheiro da atleta cometeu feminicídio e, depois, tirou a própria vida. Segundo testemunhas, ela já havia denunciado violência de Ignacio Notto anteriormente.
Jogadora de futebol argentina foi morta pelo marido
Jogadora de futebol argentina foi morta pelo marido
Foto: Reprodução

Os vizinhos ouviram um barulho estranho por volta das 5h. Incomodada, uma pessoa da redondeza esperou até às 16h daquele dia para ir ao apartamento da jogadora de futebol Florencia Guiñazú. Ao chegar lá, ela fez uma descoberta que viria a chocar o país: aos 30 anos, a atleta foi encontrada morta com sinais de espancamento e estrangulamento ao lado do companheiro, Ignacio Agustín Notto, também sem vida. 

O impulso de chamar as autoridades locais veio a partir de uma instrução pendurada na janela da residência do casal. O vizinho já tinha notado barulhos estranhos quando percebeu que havia um cartaz virado para a rua. Ao olhar com atenção, ele leu: “Liguem para o 911. As crianças estão sozinhas". Assustada, a testemunha não desobedeceu o pedido. 

Publicidade

Cena do crime

Porém, antes de pedir ajuda da polícia, o vizinho lembra que bateu na porta da casa de Florencia. Quem atendeu foi um dos filhos da jogadora, um menino de 7 anos. Achando estranha toda a situação, a testemunha conta que perguntou onde estavam os pais dele. A criança, então, respondeu que já tinha batido na porta do quarto várias vezes, mas nem a mãe e nem o pai respondiam. 

Florencia tinha 30 anos e dois filhos pequenos
Foto: Reprodução

Com fome, o filho do casal resolveu sair de casa para procurar comida, voltou e passou o dia jogando videogame enquanto esperava os pais acordarem. A irmã caçula, de cinco anos, não estava com ele, já que tinha ido dormir na casa da avó no dia anterior. 

A partir do relato do menino, a reação do adulto, claro, foi bater forte na porta do quarto e tentar abrí-la. Isso aconteceu uma, duas vezes, até a testemunha perceber que precisava chamar a polícia. 

Publicidade

Foi depois da ligação que as autoridades chegaram ao apartamento 10 da rua Bombal 400, em Guaymallén. Ao arrombar a porta, a polícia encontrou Florencia Guiñazú morta no chão, em meio a manchas de sangue. O marido, Ignacio Notto, foi encontrado logo depois, também sem vida.

7 frases sexistas que as mulheres estão cansadas de ouvir 7 frases sexistas que as mulheres estão cansadas de ouvir

Quando se deparou com a cena, a autoridade de segurança local notificou a Unidade Fiscal de Homicídios e Violência Institucional. Pouco tempo depois, os peritos do Corpo Médico Forense chegaram ao local, junto com o Serviço de Emergência Coordenado (SEC) e outros policiais para ouvir testemunhas e investigar evidências no local. 

Logo depois, o caso foi encaminhado para a promotoria, sob o comando do promotor Gustavo Pirrello, que ordenou a ativação do protocolo para casos de feminicídio. A principal hipótese da investigação é a de que Notto matou a esposa e, logo depois, cometeu suicídio. 

Florencia já tinha pedido ajuda

Assim como muitas vítimas de feminicídio, Florencia já tinha dado sinais de violência doméstica antes da tragédia acontecer. Uma testemunha contou à polícia que, em novembro do ano passado, encontrou a jogadora em choque na vizinhança. 

Publicidade
Atleta já tinha denunciado agressões de companheiro
Foto: Reprodução

Segundo informações do El Sol, ela apanhou do marido e foi trancada no banheiro do apartamento do casal. Na ocasião, a atleta fez uma denúncia por violência de gênero, mas nada aconteceu. O Ministério Público apenas chamou Notto para prestar depoimento, mas não seguiu com o caso por falta de provas.

Fontes ouvidas pelo jornal argentino garantem que os episódios de horror não pararam depois da primeira denúncia. "Era um casal com um relacionamento muito aberto. Mas as brigas eram constantes nos últimos tempos", disseram testemunhas.

Luto pela jogadora

Florencia Guiñazú era uma mulher de múltiplos talentos. Em seu perfil no Instagram, onde conta com mais de 25 mil seguidores, ela listou a quantidade de coisas que fazia: era técnica em higiene e segurança do trabalho, fazia crossfit, rugby, era tatuadora e mãe de Milo e Ámbar.

A função que colocou a atleta em evidência, no entanto, foi a de jogadora do time de futebol feminino Atlético Argentino. Nas redes sociais, o clube prestou homenagem à atleta. “Lamentamos o falecimento da nossa jogadora Florencia Guiñazú”, escreveram no Instagram. Outro clube local, o Godoy Cruz publicou um manifesto contra a violência de gênero. “Basta de violência contra a mulher”, pediram nas redes sociais. 

Publicidade

Absorvente e outras contribuições femininas que mudaram o mundo Absorvente e outras contribuições femininas que mudaram o mundo

Quem também fez eco para a comoção nacional sobre o caso foi o Coletivo Feminista Valle Uco. Em pronunciamento no Instagram, escreveram: “Com imensa tristeza, repudiamos o feminicídio de Florencia Guiñazú. Mais uma vez, a violência machista e feminicida arranca brutalmente a vida de uma garota". 

O post ainda denunciou: “Já sabemos que o Estado está totalmente ausente nos casos de feminicídio, não toma medidas de proteção e, ultimamente, nem mesmo investiga". 

Em caso de violência contra a mulher, denuncie!

Violência contra a mulher é crime, com pena de prisão prevista em lei. Ao presenciar qualquer episódio de agressão contra mulheres, denuncie. Você pode fazer isso por telefone (ligando 190 ou 180). Também pode procurar uma delegacia, normal ou especializada.

Saiba mais sobre como denunciar aqui.

Publicidade

 Atenção! Em caso de pensamentos suicidas, procure ajuda especializada como o CVV (Centro de Valorização da Vida), que funciona 24 horas por dia (inclusive aos feriados) pelo telefone 188, por e-mail, chat ou pessoalmente. Confira um posto de atendimento mais próximo de você (https://www.cvv.org.br/postos-de-atendimento/)

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações