Lula, Doria e outros políticos lamentam morte de ex-presidente chileno Sebastián Piñera

Empresário e político conservador morreu nessa terça-feira, 6, em um acidente aéreo na região central do país andino

6 fev 2024 - 17h48
(atualizado às 19h23)
O ex-presidente chileno Sebastián Piñera
O ex-presidente chileno Sebastián Piñera
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Autoridades políticas brasileiras e da América Latina lamentaram a morte do ex-presidente chileno Sebastián Piñera, de 74 anos, em um acidente de helicóptero nesta terça-feira, 6. A aeronave caiu em um lago na cidade de Lago Ranco, região central do país. Os outros três ocupantes do helicóptero, que seriam parentes de Piñera, foram resgatados com vida.  

Segundo as primeiras informações divulgadas pelo Clarín, o ex-chefe de Estado é quem estaria pilotando o helicóptero em um dia chuvoso. A aeronave teria perdido sustentação poucos minutos após decolar.  Sem conseguir retirar o cinto de segurança, Piñera afundou a uma profundidade estimada de 40 metros.

Publicidade

O ex-prefeito de São Paulo, João Doria, foi um dos primeiros a lamentar a morte do político chileno.

"Recebi com profunda tristeza a notícia do falecimento do ex-presidente do Chile, Sebastian Piñera, vítima de acidente de helicóptero no sul do Chile. Na semana passada jantamos com o Presidente Piñera em São Paulo. Uma perda inestimável", escreveu ele em comunicado no X, antigo Twitter. 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) destacou o bom diálogo com Piñera.

"Surpreso e triste com a morte de Sebastián Piñera, ex-presidente do Chile. Convivemos, trabalhamos pelo fortalecimento da relação dos nossos países e sempre tivemos um bom diálogo, quando ambos éramos presidentes, e também quando não éramos. Muito triste seu falecimento", disse. 

Publicidade

Veja algumas reações:

Publicidade

Morre Sebastián Piñera

O helicóptero Robinson R66 Turbine de matrícula CCDGV era de propriedade do ex-chefe de Estado. O corpo de Piñera foi resgatado do fundo do lago por uma equipe de mergulhadores. O atual presidente do Chile, Gabriel Boric, declarou luto nacional. 

Duas vezes presidente do Chile, Piñera foi a principal figura política da direita no país desde o fim da ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990). Sua primeira administração enfatizou a gestão e a reconstrução do país, após o terremoto que devastou parte do Chile em 2010, e teve medidas consideradas pró-mercado.

Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se