O memorando, de acordo com a Fox News, orienta as embaixadas e consulados dos EUA a recusar vistos dentro das normas legais existentes enquanto o Departamento de Estado revisa seus procedimentos. Não foi informado um prazo para a retomada do trâmite e da emissão.
A medida ocorre no contexto da forte política de restrição à imigração adotada pelo presidente republicano Donald Trump desde sua posse em janeiro do ano passado. Em novembro, Trump havia prometido "pausar permanentemente" a entrada de migrantes provenientes de todos os chamados "países do Terceiro Mundo" após um tiroteio próximo à Casa Branca cometido por um cidadão afegão que matou um membro da Guarda Nacional.
Até o momento, representantes do Departamento de Estado não se pronunciaram oficialmente sobre o memorando citado pela Fox News.
A suspensão afeta tanto os trâmites de visto realizados dentro do território dos EUA quanto os processos de emissão nos consulados e embaixadas norte-americanas ao redor do mundo, representando uma das medidas mais amplas de restrição à imigração implementadas pelo governo Trump até hoje.
Com agências