Mostra "50 Anos de Humor Gráfico" termina em 18 de outubro

Exposição inédita e gratuita em cartaz no Corredor Cultural do Shopping Penha, em São Paulo, reúne 200 obras.

19 out 2026 - 15h04
Resumo
Em cartaz no Shopping Penha até 18 de outubro, a mostra gratuita "50 Anos de Humor Gráfico", realizada pelo Instituto Totex, reúne 200 obras históricas do Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Dividida em quatro áreas com tirinhas, charges de mais de 20 países, caricaturas e cartuns cronológicos, a exposição celebra cinco décadas de criatividade e técnica de cartunistas profissionais, retratando acontecimentos marcantes. Aberta diariamente das 10h às 22h, a atração tem classificação livre.

A exposição gratuita "50 Anos de Humor Gráfico", realizada pelo Instituto Totex, apresenta uma coletânea especial elaborada a partir do acervo histórico do Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Trata-se de uma seleção com 200 obras, divididas em quatro grandes áreas, cujos desenhos cômicos buscam trazer, aos visitantes, risos e reflexões, contextualizando a criatividade e a técnica dos cartunistas profissionais.

Foto: Selma Silva / Divulgação / DINO

No primeiro espaço, são exibidas tirinhas e histórias em quadrinhos reunidas em tamanho ampliado. Há, logo depois, charges produzidas em mais de 20 países diferentes, trazendo a universalidade da linguagem visual ao grande público. A mostra também conta com uma área dedicada aos caricaturistas, retratando personagens importantes das últimas cinco décadas. Além disso, o passeio se completa com cartuns que compõem uma linha do tempo, refletindo visualmente acontecimentos marcantes dos últimos 50 anos.

Publicidade

"A criatividade dos autores, o rigor técnico na execução dos trabalhos e a importância histórica de cada obra foram os critérios principais para compor a mostra", afirma Roberto Souza Leão, organizador do evento.

A exposição histórica "50 Anos de Humor Gráfico" tem apresentação do Shopping Penha e parceria institucional da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Piracicaba.

Serviço "50 Anos de Humor Gráfico":

Entrada gratuita

Publicidade

Período da mostra: 8 de setembro a 18 de outubro de 2026

Horário: diariamente, das 10h às 22h

Classificação etária: livre

Local: Corredor Cultural do Shopping Penha

R. Dr. João Ribeiro, 304, Penha de França - São Paulo - SP | CEP 03634-900

Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações