O primeiro balanço do programa “Celular Seguro” do governo federal registrou 735 pedidos de bloqueios de aparelhos roubados no primeiro dia de funcionamento, desses 668 foram efetivamente bloqueados. O balanço fornecido à coluna considera os dados do programa até às 8h desta quarta, 20. Lançado nesta terça, 19, o projeto do Ministério da Justiça e Segurança Pública busca proteger dados de vítimas de furto, roubo ou perda de celular. O secretário-executivo da pasta, Ricardo Capelli, alertou sobre golpes de criminosos que enviam links falsos para cadastro. Veja aqui como se cadastrar de maneira segura.
IMPORTANTE. Nós não enviamos link do Celular Seguro pedindo que a pessoa se cadastre. O cadastro é voluntário e feito somente pelo aplicativo ou pelo site https://t.co/PIxxatvEiL . Criminosos estão espalhando links fraudulentos. Serão identificados e tratados na forma da lei.
— Ricardo Cappelli (@RicardoCappelli) December 20, 2023
Segundo dados do ministério foram cadastrados 155.267 CPFs e 98.247 aparelhos telefones. Na Play Store (Android) foram feitos mais de 100 mil downloads, a App Store (da Apple) não divulgou os dados. A expectativa da pasta é cadastrar 500 mil pessoas e 250 mil telefones e pessoas de confiança no primeiro mês de funcionamento do serviço. A ação do MJ é realizada em parceria com bancos e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Veja balanço do Ministério da Justiça:
Estatísticas desde o lançamento
155.267 cadastros (CPFs - login no Gov.Br)
98.247 telefones cadastrados (Telefones dos CPFs - 1 ou mais)
735 alertas (Bloqueios)
Mais de 100 mil downloads na Play Store (Androide). A App Store (iOS) ainda não divulgou a quantidade de downloads
Estatísticas de modo geral
Quase 9.000 acessos por hora a plataforma
Mais de 5.000 cadastros de telefones por hora
668 bloqueios realizados
2500 Pessoas de confiança cadastradas por hora
Expectativas para o primeiro mês
500 mil cadastros por dia (21 mil cadastros hora)
250 mil telefones e pessoas de confiança cadastradas dia (0,5 cadastros hora)
450 mil downloads AppleStore e PlayStore