A UnB expulsou o youtuber Wilker Leão, que questionava professores e colegas durante as aulas, por infringir normas internas; ele está impedido de realizar novas matrículas, mas pode recorrer da decisão.
O youtuber de direita Wilker Leão, conhecido nas redes sociais por gravar e publicar videoaulas em que questiona professores e colegas da Universidade de Brasília (UnB) por uma suposta doutrinação ideológica, foi expulso da instituição.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A UnB alega que Leão infringiu regras internas previstas na Instrução Normativa nº 01/2023, que aborda as Comissões de Processos Disciplinares. Dessa maneira, o youtuber, que cursava História, fica afastado de todas as disciplinas e impossibilitado de realizar novos registros de matrícula, conforme nota oficial da Universidade enviada à reportagem do Terra.
"O ato está em conformidade com as recomendações do relatório final do PDD e o parecer da Procuradoria Federal junto à UnB", comunicou a Universidade. Wilker, contudo, pode recorrer da decisão.
Nas redes sociais, considerando YouTube, Instagram e Twitter/X, o rapaz soma quase 2 milhões de seguidores e frequentemente atacava políticos e personalidades com ideologia do campo da esquerda. Ele já havia sido afastado por 60 dias em outras três ocasiões, sendo a última delas em maio deste ano.
Confira abaixo a íntegra da nota enviada pela UnB:
A Universidade de Brasília (UnB) informa que, após o despacho decisório no âmbito do processo disciplinar discente, o estudante Wilker Leão de Sá foi excluído da instituição e está impedido de realizar novos registros de matrícula. Cabe recurso. O ato está em conformidade com as recomendações do relatório final do PDD e o parecer da Procuradoria Federal junto à UnB.