Estudantes de uma escola pública de Santa Catarina encenaram uma briga para surpreender a diretora Glenda Rosa Zanchett com uma homenagem pelo Dia do Diretor, emocionando-a e viralizando nas redes sociais.
Alunos do 9º ano de uma escola pública em Fraiburgo, no Oeste de Santa Catarina, 'pregaram uma peça' na diretora Glenda Rosa Zanchett, de 48 anos. Eles simularam uma briga para chamar a atenção da profissional e, na sequência, fizeram uma homenagem pelo Dia do Diretor.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O vídeo que mostra a encenação e a homenagem viralizou nas redes sociais. Nas imagens, dois estudantes aparecem "brigando" no pátio da escola e a diretora corre para separar a confusão. Em seguida, os alunos começam a dar risada, gritam "parabéns" e entregam um buquê de flores para ela. Glenda se emociona com a surpresa.
O Dia do Diretor é celebrado em 12 de novembro na maioria dos Estados do Brasil. Ao Terra, Glenda contou que a brincadeira foi realizada um dia depois, porque os alunos estavam em viagem de formatura. Na hora que ela viu a suposta briga, foi um susto.
"Eu estava atendendo uma outra turma e esse tipo de atrito não é uma coisa corriqueira na nossa escola. Pela cena, eu realmente acreditei que era real e fui separar a briga. Não tive medo, nem pensei, só fui no intuito de separar para eles não se machucarem, porque brigar não é o que a gente ensina na escola. E depois eu vi a surpresa", lembra.
Segundo Glenda, a ideia partiu dos alunos, que contaram com a ajuda de duas professoras. A diretora afirma que foi um momento muito emocionante. "A surpresa foi muito grande, o carinho que eles têm pela gente. Eu tenho muito carinho por eles, por todos os alunos da escola. Depois que você acalma, porque é um susto grande, é uma sensação muito boa, uma sensação feliz, de realização por ver que você é querida por eles."
A profissional diz que não imaginava que eles fossem fazer uma homenagem porque já tinha passado a data. No dia 12, ela inclusive recebeu presentes de outras turmas da escola, como flores, cartões, chocolates, além de uma "trollagem" do 5º ano parecida com a do 9º. Ela ainda comenta que ficou muito surpresa com a repercussão nas redes sociais. "Eu até brinco que ficamos todos famosos."
'É mais fácil quando ensina com amor'
Glenda é professora há 27 anos e, desde 2020, ela assumiu a gestão da escola estadual. No início, ela conta que foi desafiador, mas considera que essas homenagens são um reconhecimento do seu trabalho e mostram que ela está seguindo pelo "caminho certo" na escola.
"Eu assumi a gestão durante a pandemia de covid-19, bem em 2020. Foi um desafio muito grande, porque tinha toda a questão da doença, das aulas online. Hoje, tenho mais experiência, mas a gente erra, como todo mundo, mas também acerta. E, quando você recebe esse tipo de homenagem, você é lembrada pelo seu dia, você vê que está indo pelo caminho certo", afirma.
A diretora ainda destaca a importância de ter uma boa relação com os alunos: "Ao mesmo tempo que consigo cobrar deles o ensino, o conhecimento, a aprendizagem, a responsabilidade, também consigo ser amiga, ouvinte. Às vezes, tem alunos que vêm, contam um segredo que não têm coragem de falar para o pai e mãe, a gente dá um conselho. É uma relação muito boa e precisa ter isso nas escolas. Acho que isso é muito importante hoje na educação, mas, claro, não deixando de lado o papel como professor e gestor."
"É mais fácil quando você ensina com afeto, amor, carinho. É muito mais prazeroso aprender dessa forma. Esse é um dos objetivos da nossa escola, da gente ser mais acolhedor no ensino", completa Glenda.